Projeto – O Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo (LALAEC)

Lalaec logo divulgação (1)

O Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo (LALAEC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sob as supervisões dos docentes Dr. Carlos E. A. Placido e Dr. Elton L. A. Furlanetto, é um laboratório para fomentar a criatividade acadêmica e a escrita em língua inglesa, mormente, da graduação e da pós-graduação. O desenvolvimento da criatividade não alberga apenas ao desenvolvimento do imaginativo ficcional, mas também os vários aspectos, conhecimentos e níveis relacionados ao ato de criar, compor, elaborar e redigir. Popularmente, o conceito de criatividade está enraizado ao fantasioso, irreal e lúdico. Entretanto, a habilidade de criar algo vai além da compreensão do popular. De fato, a criatividade abarca tais conceitos, mas seu abarcamento ainda engloba o provimento do novo, do original e do valioso em suas mais variadas facetas multissemióticas.

Dentre os seus principais objetivos, o LALAEC irá:

1) assessorar na pesquisa, seleção e processo seletivo das vagas acerca da realização dos intercâmbios internacionais por meio do auxílio na elaboração das cartas motivacionais e na ministração de cursos de preparação para a certificação internacional de proficiência em língua estrangeira.

2) criar e solidificar redes sociais científicas entre docentes e discentes nacionais e internacionais para o aprimoramento do letramento acadêmico e criativo.

3) promover consultorias de escrita acadêmica e criativa aos docentes, discentes, técnicos, professores das redes públicas sul-mato-grossenses, junta e/ou separadamente com seus respectivos alunos.

Por conseguinte, o LALAEC iniciou as suas atividades em 04/03/2024 e, a partir dessa data, qualquer interessado já pode solicitar um horário de atendimento via o e-mail: lalaecufms@gmail.com.