Herbário COR

Apresentação

 O Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal- COR foi fundado pelo Prof. Claudio de Almeida Conceição em 1982 e já no mesmo ano foi registrado no Index Herbariorum. A coleção apresenta aproximadamente 17.500 espécimes, representantes principalmente do Pantanal sul-mato-grossense. As Angiospermas são as mais representadas na coleção, destacando-se a Família Leguminosae, seguida de Poaceae e Asteraceae, além disso, destaca-se a coleção de Samambaias e Licófitas. Também fazem parte da coleção, Briófitas, Fungos e Liquens.

O COR é o único Herbário de Mato Grosso do Sul (MS) que tem uma xiloteca associada ao seu acervo. Xiloteca é uma coleção de amostras de madeira identificadas em nível de espécie. São de elevada importância, já que a madeira é um dos recursos naturais mais abundantes e valiosos do Brasil, exigindo, para a sua exploração adequada e sustentável um manejo consciente.

O acervo do COR foi informatizado e disponibilizado graças a parcerias formada com o INCT, Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (http://inct.florabrasil.net/participantes/herbarios-curadores/cor-herbario-cor-universidade-federal-de-mato-grosso-do-sul/), assim foi integrado ao sistema de informação speciesLink. Além disso, o Programa Reflora, com apoio do Sistema Brasileiro sobre a Biodiversidade Brasileira-SiBBr (http://www.sibbr.gov.br/internal/?area=comunicacao&subarea=noticias&subarea=noticia_101) contemplou o Herbário COR com uma estação fotográfica itinerante para digitalização dos espécimes do acervo através de fotos de alta resolução. As fotos estão acessíveis no site do Jabot – Banco de Dados da Flora Brasileira (http://cor.jbrj.gov.br/v2/consulta.php) plataforma que possui várias instituições parceiras, que disponibilizam suas coleções e dados em rede.

O Herbário COR atende as demandas de alunos e professores de Graduação, Pós-Graduação do CPAN e de outras instituições nacionais e estrangeiras e promove divulgação científica por meio de projetos de extensão.

 

Serviços

 

Curadora:

Profa. Dra. Maria Ana Farinaccia

Especialista: Família Apocynaceae

Atendimento: Mediante agendamento.

 

Links Relacionados: Herbário CGMS – CCBS – UFMS

 

Contato:

COR-Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal

Avenida Rio Branco, 1270, Universitário

Corumbá, Mato Grosso do Sul, CEP 79304-020 Brasil

Telefone [55] 67/ 3234 6822 / [55] 67/ 3234 6858

e-mail: herbario.cpan@ufms.br