Laboratório de Microbiologia e Genética

Estudantes de Pós-Graduação: 1 Mestrado; 2 Doutorado e 1 Pós-Doutorado
Técnicos: Emílio Flores Filho/ Nayara Fernanda Lisbôa Garcia

Função do laboratório

O laboratório realiza atividades de ensino e pesquisa na área de Microbiologia, com foco nos estudos da interação planta/micro-organismo. Além disso, contribui para a formação técnica e científica de profissionais nessa área. Realizamos, ainda, pesquisas abrangendo genética básica e metagenômica, com ênfase no desenvolvimento de protocolos e estudos sobre microbioma ambiental. Colaboramos com outros estudos em pesquisas multidisciplinares, fornecendo suporte e expertise em técnicas de biologia molecular, como PCR e sequenciamento. Além disso, o LaMG promove um programa de estágios de iniciação científica para estudantes de Ciências Biológicas e áreas afins.

Principais linhas de pesquisa

– Interação Micro-organismos/planta;
– Microbiologia do solo;
– Bioquímica de micro-organismos;
– Diversidade Microbiana;
– Enzimologia;
– Metagenômica.

Principais projetos vigentes

1) DIVERSIDADE MICROBIANA DO SOLO DE BANCADAS LATERÍTICAS DE
CORUMBÁ, MATO GROSSO DO SUL
Integrantes: Marivaine Silva Brasil (Responsável); Gecele Matos Paggi; Nayara Fernanda Lisboa Garcia; Fernanda Maria de Russo Godoy.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e
Tecnologia do MS-FUNDECT/MS.

2) ANÁLISE DA TOLERÂNCIA POR METAIS EM Trichoderma sp. VISANDO
SUA APLICAÇÃO COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO VEGETAL
Integrantes: Marivaine Silva Brasil; Fabiana Fonseca Zanoelo (Responsável); Rodrigo Mattos Silva Galeano; Douglas Chodi Masui; Giovana Cristina Giannesi.

3) SELEÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS EFICIENTES PARA PROMOÇÃO DE
CRESCIMENTO DE PASTAGENS DO PANTANAL E CERRADO DO MS
Integrantes: Marivaine Silva Brasil (Responsável); Fabiana Fonseca Zanoelo; Mayara Silva Torres de Souza; Rita de Cássia Alvarez; Sebastião Ferreira de Lima; Thianny Fernanda Carrelo Vianna; Rodrigo Mattos Silva Galeano; Emílio Flores Filho; Gecele Matos Paggi; Nayara Fernanda Lisboa Garcia; Fernanda Maria de Russo Godoy.

4) AVALIAÇÃO DE CEPAS BACTERIANAS PARA PROMOÇÃO DE
CRESCIMENTO EM TRÊS CULTIVARES DE ALGODÃO
Integrantes: Marivaine Silva Brasil; Gecele Matos Paggi (Responsável); Thianny Fernanda Carrelo Vianna; Janaína Guernica Silva; Roberto Ruller.