Histórico

O Curso de Pedagogia iniciou em 1967 com a criação do Instituto Superior de Pedagogia. Desde sua criação, teve como habilitações a Administração Escolar, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Orientação Educacional, oferecidas alternadamente, em concomitância com a habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino de 2º grau, inicialmente oferecidas em Licenciatura Curta de 1º Grau e, posteriormente, em Licenciatura Plena de 1º e 2º graus.

Por mais de vinte anos o Curso de Pedagogia formou o Especialista de Educação e o docente para o curso Normal. Portanto, desde seus primórdios, a docência sempre esteve presente, qualificando profissionais para atuar na formação de professores para o ensino primário da rede de ensino e técnicos para atuar nas escolas e nos diferentes níveis do sistema de ensino.

Em 1991, teve início, em consonância com a discussão nacional, a Habilitação Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental oferecida concomitantemente com a Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, no turno noturno, para atender à demanda da sociedade e, ao mesmo, tempo respondendo às diretrizes da política educacional.

A partir de 1994, as habilitações técnicas foram desativadas gradativamente. Desde esse período, o Curso de Pedagogia assumiu a formação para o magistério como habilitação, preparando profissionais para atuar na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na modalidade Normal, assumindo a docência como base de sua formação. Essa habilitação graduou a primeira turma em 1994. Durante doze anos o Curso de Pedagogia voltou-se para a formação desse profissional, sendo que a última turma graduou-se em 2006.

Em 2001, com a aprovação das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, em nível superior, foi desencadeada novamente a discussão acerca da formação de professores e o Curso de Pedagogia foi reformulado passando a oferecer a habilitação Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que foi implantada em 2004. Essa habilitação graduou a primeira turma no ano de 2007, sendo que foram apenas quatro turmas, uma vez que a mesma foi desativada gradativamente com a aprovação das Diretrizes e a extinção das habilitações do Curso de Pedagogia.

Em 2005 foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE nº 1, de 15 de maio de 2006), desencadeando novo processo de reformulação do Curso de Pedagogia, cuja implantação se deu a partir de 2008. As novas diretrizes propõem a formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em espaços de educação não-formal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais, bem como em outras áreas nas quais sejam necessários os conhecimentos pedagógicos.

Em 2009, a UFMS iniciou um processo de reestruturação no sistema de matrículas, instalando o regime de matrícula por disciplina (Resolução COEG n. 214/2009). Dessa maneira, o Curso de Pedagogia sofreu algumas alterações quanto à carga horária, pré-requisitos e inclusão de novas disciplinas, conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso.