Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

O Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos é um componente curricular do Curso de Pedagogia – Licenciatura/CPAN/UFMS e tem como objetivos:

• constituir um espaço de aprendizagem, introduzindo o acadêmico no conhecimento do contexto e das relações em que está inserida a prática educativa.
  • assegurar oportunidades diversificadas de construção de referências para interpretar processos educativos que ocorrem em espaços escolares e não-escolares.

Na forma prevista nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e tomando com base as Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos professores que atuam no Curso de Pedagogia/CPAN/UFMS, sete (06) diferentes áreas de aprofundamento e diversificação de estudos são oferecidas, conforme a necessidade de oferta:

1. NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REGIÃO DE FRONTEIRA
  2. NÚCLEO DE ARTE E EDUCAÇÃO
  3. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  4. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
  5. NÚCLEO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO
  6. NÚCLEO DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Caberá ao acadêmico matricular-se nas disciplinas específicas da área de aprofundamento que for oferecida no período letivo em que for oferecido e deverá concluir a carga horária prevista na Matriz Curricular do Curso, na área do Núcleo de Aprofundamento em que se comprometeu a cursar.

O acadêmico deverá cursar 2 disciplinas de cada Núcleo, totalizando 102 horas.