Datas e Informações Importantes


🧾 Disciplinas, Ementas, Horários do Curso e Matrícula


O curso disponibiliza em sua página as informações sobre a estrutura curricular vigente (disciplinas, ementas, pré-requisitos, etc.) e os horários das aulas com atualização semestral. Para ver essas informações, basta acessar as páginas:

 


📅 Datas Importantes


No arquivo abaixo encontra-se um resumo das principais datas em que todos os acadêmicos deverão observar ao longo do Calendário Acadêmico do ano de 2022.

Datas importantes -2022 - MAT - versão 1

Para download, clique aqui.

(As datas estão sujeitas às alterações – Verificar em: https://prograd.ufms.br/calendario-academico/)

 


🚩 Localize-se no CPAN


O CPAN possui uma estrutura que está distribuída em três unidades: 

  • Unidade I – Localizada na Av. Rio Branco, 1270 – Universitário (Veja no Google Mapas), onde está a Administração, Sala de Professores, Laboratório da Graduação, Laboratórios de Informática, Salas de Aula, Auditório, Biblioteca, Complexo Esportivo, Secretaria Acadêmica (SEAAC), Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC), Direção do CPAN, Coordenações dos Cursos etc.
  • Unidade II – Localizada na Rua Poconé, 475 – Universitário (Veja no Google Mapas), possui Salas de Aulas, Laboratório de Informática e o Anfiteatro Prof. Salomão Baruki; 
  • Unidade III – Localizada na Rua Domingos Sahib, 99 – Porto Geral (Veja no Google Mapas), é destinado principalmente aos Curso de Pós-graduação (Curso de Especialização, Mestrado em Educação e Mestrado em Estudos Fronteiriços), Salas de Aulas, Laboratórios de Pesquisa, Laboratório de Informática e Auditório.

As aulas do Curso de Matemática ocorrem normalmente na Unidade II do CPAN e são utilizados os laboratórios de ensino, laboratório de pesquisa e laboratórios de informática da Unidade I. Os docentes do curso estão localizados nas salas do bloco H: 225, 226 e 227.

Download (PDF, 1.16MB)

 


🎫 Passaporte da UFMS


O Passaporte é o seu registro na UFMS e com ele terá acesso aos computadores e vários sistemas, como SISCAD (Sistema acadêmica de matrícula, notas e frequências), AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), entre outros. Para isso, basta acessar o site e fazer o cadastro https://passaporte.ufms.br/

Obs.: Envie o termo assinado e digitalizado para suporte.agetic@ufms.br. Se não for possível imprimir e digitalizar o termo assinado, solicite prorrogação do prazo. Estaremos estendendo os prazos até a normalização das restrições decretadas (COVID-19).

Veja o tutorial explicado pelo Capi: 

 


📧 Acesso ao e-mail institucional @ufms.br e aos recursos GSuite for Education da UFMS


💡 A UFMS possui convênio com o Google pelo GSuite for Education que fornece ferramentas úteis para o ensino que agora ficou bastante evidenciado.

✍ Para utilizar e participar dos ambientes que os docentes criarem dentro do GSuite da UFMS, o aluno precisa alterar a senha do Passaporte (https://passaporte.ufms.br/) e depois acessar o seu domínio @ufm.br para ter os recursos do Google:

▶ Google Drive;

▶ Ferramentas de edições de textos, planilhas e apresentações

▶ Serviço de e-mail da UFMS;

▶ Google Sala de Aula (Classroom);

▶ Google Meet (com a função de gravação)

————

🚨 Observação: a função de e-mail serve somente para redirecionamento de mensagens para o seu e-mail pessoal e que pode ser inserida nas configurações do GMail da conta @ufms.br.

————

🎞 Abaixo há um vídeo explicativo de como fazer isso:

https://youtu.be/gQEgVXCpZz8

📑 E como usar os recursos do Google disponíveis:

https://ava.ufms.br/modulos_tics/modulo2_google_v2/

 


📚 Cadastro e Acesso à Biblioteca


O cadastro na biblioteca está sendo realizado de forma remota pelo e-mail: cadastrobibli.cpan@ufms.br. As normas para realizar o cadastro estão disponíveis na página do sistema de bibliotecas da UFMS: https://bibliotecas.ufms.br/cadastro-de-usuarios/.

Obs.: Durante o período de pandemia, a Biblioteca estará realizando EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÕES de livros SOMENTE mediante agendamento online em: https://bibliotecas.ufms.br/emprestimoedevolucao/

 


📛 Solicitação da Identidade Estudantil


A Identidade Estudantil (IE) é um documento pessoal e intransferível, em formato de cartão, fornecido pela UFMS para identificação do acadêmico ao longo da sua vida universitária. 

Veja como solicitar na página da PROAES: https://proaes.ufms.br/identidade/

Observações:

1️⃣ Devido à Pandemia de COVID-19, a IE está sendo criada somente no formato virtual.

2️⃣ Em caso de expiração da validade da IE, favor realizar a renovação do cadastro pelo site: https://bibliotecas.ufms.br/cadastro-usuarios/. Faça o login normalmente e selecione Renovação de Cadastro.

 


🚍 Passe do Estudante


O benefício gratuito contempla uma passagem diária de ida e volta para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação. Os prazos e procedimentos para cadastro e renovação são definidos pela Agência de Trânsito de Corumbá – AGETRAT e divulgados no início de cada período letivo.

————

Para o 1º semestre de 2022, temos a seguinte informação:

————

Para fazer jus ao benefício, o estudante deve:

  • comprovar residência no município de Corumbá (MS);
  • estar devidamente matriculado;
  • residir a uma distância mínima de 2.000 metros da unidade em que estiver matriculado para estudantes de período diurno e 1.000 metros para os de período noturno.
Para acadêmicos que já possuem o cartão do Passe estudantil e que não tiveram alterações cadastrais (mudança de endereço), deverão agendar DIRETAMENTE na empresa de transporte coletivo a renovação dos créditos através do telefone: (67) 3232-6422 (fixo e WhatsApp) ou e-mail: agendamento2021@viacaocidadecorumba.com.br, e estar em posse de cópia dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência (atualizado e que possua CEP) e declaração de matrícula referente ao 1º semestre de 2022.
 
Para os acadêmicos que ainda não possuem o cartão do Passe estudantil, deverão entregar na SECAE (Bloco J, próximo ao RU, na Unidade I do CPAN) a seguinte documentação:
  • cópia do RG;
  • declaração de matrícula referente ao 1º semestre de 2022;
  • cópia do comprovante de residência atualizado e que possua CEP (em nome do acadêmico ou dos pais); em caso de comprovante de residência em nome de terceiros será aceito mediante declaração de residência anexo ao comprovante.
Prazo de recebimento da documentação: 7 a 18/03, das 8 h às 11 h e das 14 h às 17 h.
 
Contato SECAE: (67) 3234-6892/ 3234-6893

 


🎓 SISCAD


O SISCAD (Sistema Acadêmico) é o local onde poderá verificar as notas e frequências das disciplinas das quais está matriculado. Lá também é o local onde fará as renovações de matrícula ao longo do curso. Poderá também verificar as disciplinas que falta fazer e as que já teve aprovação ou aproveitamento. Dentro do SISCAD é possível emitir o histórico e comprovante de matrícula (após o período de confirmação).

Para acessar o SISCAD basta entrar no endereço https://siscad.ufms.br/

 


📲 Aplicativo “Sou UFMS”


O aplicativo é um recurso rápido para acompanhar as notas e frequências das disciplinas das quais está matriculado. Está disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufms.academicos.app) ou iOS (https://apps.apple.com/br/app/sou-ufms/id1454690531)

 


👜 Bolsas e Auxílios


Editais da UFMS

Os auxílios abaixo estarão abertos para inscrição e visam atender os acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica. É importante que façam as inscrições já no 1º semestre, pois, nem sempre sobram vagas para o 2º semestre. 

  • Auxílio Permanência: É um repasse financeiro ao acadêmico em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de forma a contribuir com as suas despesas básicas durante o período de graduação na Universidade;
  • Auxílio Alimentação Emergencial: Consiste em subvenção financeira, com periodicidade e desembolso mensal, destinado a atender estudantes em vulnerabilidade, regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais, enquanto perdurar a suspensão da atividade dos Restaurantes Universitários devido às medidas emergenciais para conter o avanço do Coronavírus (Covid-19)
  • Auxílio Creche: É uma subvenção financeira a discentes com guarda de crianças menores de seis anos, que comprovadamente aguardam vaga em centros de educação infantil no município no qual está matriculado em curso de graduação.
  • Auxílio Moradia: Concessão de benefícios aos discentes que comprovem ser oriundos de famílias residentes ou domiciliadas em municípios fora do Câmpus no qual está matriculado.
  • Auxílio Inclusão Digital: Empréstimo de equipamentos tecnológicos e distribuição de mil chips para smartphones. 
  • Auxílio Financeiro para Apoio Educacional a Estudantes com Deficiência e Auxílio Financeiro para Apoio Educacional em Libras: Bolsa mensal de R$ 400. 
  • Auxílio Apoio Pedagógico: Bolsa mensal de R$ 400.

Obs.: Na página https://proaes.ufms.br/auxilios-de-assistencia-estudantil/ vocês podem obter maiores detalhes. É interessante que já providenciem os documentos solicitados, pois, a lista é grande e se deixar para última hora corre o risco de não obter algum. 

 

Vale Universidade (Governo do MS) 

O Programa Vale Universidade tem como objetivo oferecer ao acadêmico universitário de baixa renda a oportunidade de aprimorar sua formação profissional, mediante concessão de benefício social, disponibilizando vagas, conforme conveniência da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, por meio da Superintendência de Projetos Especiais, para o Processo Seletivo. Leia mais em https://www.sedhast.ms.gov.br/programa-vale-universidade/