Atividades Complementares (ACs)

O que são as Atividades Complementares (ACs)


As Atividades Complementares (ACs) são as diversas atividades de cunho acadêmico, social e cultural, realizadas pelos alunos ao longo do curso, porém distintas das atividades pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas dos currículos plenos do Curso de Matemática. Para integralização do Curso, os alunos deverão cumprir no mínimo 200 horas de ACs ao longo do curso de graduação, de acordo com o Anexo I do regulamento abaixo.

 

Comissão de Acompanhamento das Atividades Complementares (ACs)


A Comissão de Avaliação das Atividades Complementares (instituída pela Resolução MAT/GRAD/CPAN nº 148/2022), para o período letivo de 2022/1, é composta pelos docentes relacionados a seguir:
Marcelo Dias de Moura – Presidente
Janan Bolívia Schabib Hany e
Benedito Rodrigues Brazil.
O(a) representante dos discentes ainda será escolhido pelos acadêmicos que participam das ACs.

 

Cronograma das Atividades Complementares (ACs)


25/03/2022: Envio do Requerimento de Inscrição para a Validação das Atividades Complementares (Anexo V do Regulamento de ACs);

08/04/2022: Prazo inicial para o envio da Ficha de Encaminhamento das ACs (Anexo III do Regulamento de ACs), juntamente com os respectivos documentos comprobatórios;

24/06/2022: Prazo final para o envio da Ficha de Encaminhamento das ACs (Anexo III do Regulamento de ACs), juntamente com os respectivos documentos comprobatórios e os originais para a validação;

01/07/2022: Reunião para emissão do Relatório Final e Divulgação dos Resultados.

A ficha deverá ser preenchida, assinada e digitalizada em PDF, juntamente com os documentos comprobatórios das atividades de extensão, sendo o arquivo enviado para o e-mail acs.mat.cpan@gmail.com

 

Baixe o Regulamento e os Anexos das Atividades Complementares (ACs)


Disponível no link abaixo o regulamento com os anexos necessários para a verificação das atividades e o preenchimento do Relatório (quando for o caso), da Ficha de Encaminhamento (Anexo III) e Inscrição (Anexo V) das Atividades Complementares:’

Regulamento de ACs a partir de 2021

Anexo I – Relação de ACs (Grupos, Atividades, Comprovação, CH, Limites e proporções)

Anexo II – Relatório de Participação

Anexo III – Ficha de Encaminhamento

Anexo V – Ficha de Inscrição

 

Do Encaminhamento dos Documentos de ACs


Encaminhar para o e-mail da CAACS (acs.mat.cpan@gmail.com) o Requerimento de Inscrição para a Validação das Atividades Complementares (Anexo V), assinado e digitalizado em formato PDF (Portable Document Format), respeitando-se o período de matrícula definido pelo Calendário Acadêmico para o semestre vigente;

Providenciar a documentação que comprove a sua participação. No caso de ser um relatório, este deverá conter conteúdo descritivo claro e consistente das atividades realizadas, relatando os benefícios proporcionados. As páginas do relatório técnico deverão ser numeradas manualmente;

Encaminhar para a CAACS, até a data limite fixada pelo cronograma, a Ficha de Encaminhamento das ACs (Anexo III), juntamente com os respectivos documentos comprobatórios digitalizados em formato PDF. O envio poderá ser feito através de meio digital (pendrive, CD ou para o e-mail da comissão acs.mat.cpan@gmail.com). Os originais deverão ser apresentados para comprovação até a data limite fixada pelo cronograma.

Download (PDF, 88KB)

 

Como enviar os documentos comprobatórios?


Seguem abaixo algumas dicas de como encaminhas as fichas e documentos:

Requerimento de Inscrição – Anexo V:

Download (PDF, 1.35MB)

 

Envio dos Documentos Comprobatórios:

Download (PDF, 646KB)

 

Como baixar o Comprovante de Avaliação Institucional:

Download (PDF, 263KB)

 


Certificados do PIBID até fevereiro de 2018:

No final dessa versão do PIBID, o Coordenador Geral Paulo Rosa fez um arquivo constando o Certificado para todos os participantes desde a 1ª versão do PIBID. Basta “dar Ctrl + F” e buscar pelo seu nome. Veja abaixo:
https://drive.google.com/file/d/17p1g4WdWcClKWgq2MSZg-o7an4F6EDsd/view
————

Alguns certificados que foram solicitados pelos acadêmicos podem ser encontrados na pasta do Drive abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1_nt5E6YzJ90-0HR98IUQuQj14AvvHSXF

————

Certificados de Monitoria, Eventos, Projetos, PIBID, RP, etc, a partir de 2018 podem ser encontrados em

https://certificados.ufms.br/
————

Declarações do PIBID ou RP em fase de finalização do edital 2020-2022 devem ser solicitados diretamente pelos professores orientadores

  • PIBID – prof. Renato;
  • RP – prof. Marcelo.

————
Eventos e responsáveis dos últimos anos

  • 2014 – IV Encosmat – Thays
  • 2015 – XVIII SEMAT – Osmar
  • 2016 – XIX SEMAT – Anderson Jesus (aluno) e Karla
  • 2017 – XX SEMAT – Renato e 
    SNCT – Karla e Osmar
  • 2018 – XXI SEMAT – Renato
  • 2019 – XXII SEMAT – Renato e
    I Fórum – Marcelo
  • 2020 – Não houve eventos do curso
  • 2021 – XXIII SEMAT – Gilberto

 

Reunião de Orientações


Download (PDF, 1.63MB)

Baixe aqui os slides da Reunião – Introdução às ACS