Práticas Pedagógicas e Pesquisa do Curso de Pedagogia-Licenciatura

Na forma prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, a Prática Pedagógica (Prática de Ensino) será cumprida no Curso de Pedagogia – Licenciatura/CPAN por meio das Práticas Pedagógicas e Pesquisa:

  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa I (Educação Especial)
  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa II (Gestão Escolar)
  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa III (Educação na Creche)  
  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa IV (Alfabetização e Letramento)
  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa V (Eja)
  • Práticas Pedagógicas e Pesquisa VI (Educação Não Escolar)

 


  • Dos Objetivos
– Possibilitar a articulação entre teoria e prática;
– Estimular a reflexão sobre o fazer do professor;
– Possibilitar ao estudante a oportunidade de interagir e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem;
– Oferecer momento de reflexão coletiva e sistemática sobre o fenômeno educacional;
– Viabilizar a mobilização de conhecimentos de diferentes natureza e oriundos de diferentes experiências, em diferentes tempos e espaços curriculares;
– Estimular o processo de construção da autonomia intelectual do professor.
– Promover a articulação das diferentes práticas numa perspectiva interdisciplinar
– Propiciar a iniciação à investigação científica a partir da observação da realidade sócio-educacional.

 


  • Dos locais e formas de realização
As Práticas Pedagógicas e Pesquisa poderão ser realizadas nas dependências do próprio curso, através de situações e atividades contextualizadas; em escolas de educação básica; bem como em instituições, agências e entidades não escolares.
As atividades poderão ocorrer por meio de observação direta; investigação; produção de materiais; situações simuladas; estudo de caso, entre outros.

 


  • Do Acompanhamento e Avaliação
Os alunos serão acompanhados pelos Professores das disciplinas de Práticas Pedagógicas e Pesquisa Pedagógica através de:
– Orientações sobre o processo durante todo o período de seu desenvolvimento;
– Orientações em sala de aula, sobre as finalidades das atividades desenvolvidas;
– Avaliação sistemática e contínua dos trabalhos desenvolvidos;
– Avaliação dos mecanismos de controle, relatórios e outros instrumentos.
 

  • Regulamento e Formulários

Regulamento das Práticas Pedagógicas e Pesquisa – Curso de Pedagogia