Ação de extensão – Gincana Ambiental: reciclagem em foco

Postado por: JOÃO MARCOS DA LUZ CAPISTRANO

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente (05 de junho), a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário organizou a 14ª Semana do Meio Ambiente com o tema “Eu cuido do meu lixo, e você?”, que contou com diversas atividades desenvolvidas nas escolas da rede municipal do município. Para contribuir com a programação, os alunos dos Cursos de Direito e de Geografia organizaram uma atividade de extensão, intitulada “Gincana Ambiental: reciclagem em foco”, sob a coordenação da professora Priscila Pinheiro, em colaboração com a professora Ana Carolina Faccin. Com o objetivo de discutir de maneira lúdica temáticas relativas ao cuidado com os resíduos sólidos produzidos, práticas de consumo sustentável e consciência ecológica, os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Prof. João Baptista participaram de uma divertida competição, além de arrecadarem materiais recicláveis, que foram doados para a associação de catadores de Ladário/MS.

“O projeto não somente estimulou os alunos da escola, mas também trouxe um incentivo aos acadêmicos de Geografia e Direito, um maior aprendizado relacionando o cuidado ambiental com a parte jurídica, leis de preservação ao meio-ambiente. Foi um prazer participar desse projeto excelente, onde os acadêmicos em conjunto com a escola, puderam ajudar outros a também se conscientizarem sobre o meio-ambiente. Além disso, é muito importante a participação em projetos universitários, pois eles fornecem experiência e também muito aprendizado sobre várias áreas, não somente do curso o qual cursamos, e esse projeto foi um grande aprendizado para mim sobre o meio ambiente e a reciclagem, e a importância dos cuidados, que todos devem der. Foi gratificante a participação no projeto e apenas levo impressões positivas”. (Lara Rodrigues, 1º semestre, curso de Direito)

“Lidar com o público infantil em seu ambiente escolar e levar conteúdos sobre a questão ambiental é, sem dúvidas, fundamental para o desenvolvimento de cada um, inclusive para aguçar sua percepção da realidade. Foi gratificante ver os alunos dos sextos e sétimos anos se envolverem com a atividade e terem espírito esportivo na gincana. Espero participar novamente de eventos do mesmo gênero!” (Ana Carolina N. da Silva, 1º semestre, curso de Direito)

“Esse projeto foi de extrema importância porque crianças que crescem sabendo da importância que a natureza tem, se tornam adultos conscientes!! e muitas das vezes enquanto crianças podem mudar o pensamento de seus pais também!! os alunos se empenharam na gincana e acabou que deu tudo certo. fico feliz por ter participado e espero que venham projetos novos pela frente.” (Lara Nascimento, 1º semestre, curso de Direito)