UFMS intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Postado por: Ana Monteiro

Diante do desafio nacional de enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e a Zika (doença causada pelo Zika vírus) que tem sido associada à incidência de microcefalia, o Governo Brasileiro iniciará uma série de medidas de curto, médio e longo prazo para contribuir com esse processo tão fundamental para o futuro do Brasil. Nessa direção, a Presidente Dilma Roussef determinou que a partir de hoje, dia 29 de janeiro, as dependências físicas da Administração Pública Federal em todo o Brasil passem por uma varredura que busque eliminar todos os possíveis focos do Aedes aegypti (reservatórios, caixas dágua, galões, tonéis, vasos de plantas, pneus etc.). Essa medida, além do seu resultado direto na redução da proliferação do mosquito tem por objetivo ser exemplo para toda a sociedade brasileira.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria de Atendimento à Comunidade (COA), vinculada à Pró-Reitoria de Infraestrutura (ProInfra), responsável pela gestão do espaço físico da Instituição, realiza, periodicamente, por meio de empresas terceirizadas de limpeza e conservação, a manutenção da Cidade Universitária.

Na segunda quinzena de dezembro de 2015, a Coordenação Administrativa realizou, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), uma ação de conscientização na Cidade Universitária, cujo enfoque foi a importância de combater o mosquito transmissor das três doenças, e a necessidade de a Universidade, junto com a comunidade, estabelecer ações de controle e extermínio de focos. Durante a ação foi proferida uma palestra e ofertado treinamento para servidores e comunidade externa, e no dia seguinte, um dia de campo com a participação de um mutirão com 50 pessoas, quando foi feita uma varredura no câmpus.

Após essa varredura, foram adotadas ações semanais de prevenção e combate dos focos do mosquito Aedes aegypti, com mutirões semanais, como a limpeza detalhada de praças, jardins e dependências externas, recolhendo objetos que possam armazenar água; manter a grama aparada e realizar a poda das árvores; realizar a limpeza periódica de calhas, valas e outros locais que possam acumular água, em todos os setores da Universidade.

Também serão confeccionados cartazes educativos para a afixação nas salas de aulas e corredores, divulgando as ações e conscientizando a comunidade acadêmica para a participação efetiva no combate ao mosquito.

Hoje foi realizada uma nova varredura pela Cidade Universitária, com a intensificação dessas ações, que serão estendidas para os Câmpus do interior, uma vez que o envolvimento de todos nesse processo é fundamental para o sucesso da ação. A Proinfra encaminhará um comunicado aos diretores de todos os Câmpus, sugerindo que, além de adotarem a mesma política de ações, também realizem parcerias com as Secretarias de Saúde de seus municípios.

CPAN – Em Corumbá, as ações preventivas de combate aos focos de Aedes aegypti foram intensificadas ainda no mês de dezembro, período de muitas chuvas na região. A COAD/CPAN informou que já passou as orientações aos servidores da limpeza para estarem atentos e manter limpo todo tipo de local onde a água possa estar empossada ou parada e, assim, se tornar um possível foco de proliferação do mosquito. Os servidores e os alunos também podem ajudar, informando a Direção de locais onde seja necessário realizar a devida limpeza.

(Fonte: www.ufms.br)