CPAN/UFMS desenvolve atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em MS

Postado por: Ana Monteiro

Luz, Ciência e Vida é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul, que vai acontecer de 21 a 23 deste mês, em 26 municípios do Estado. Em Campo Grande, a 12ª edição do evento vai acontecer na Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e deve receber aproximadamente 1,5 mil alunos de escolas públicas e particulares.

Na capital, fazem parte da programação palestras, minicursos e exposições como a Expolumine e a de Microfotografias 3D de espécimes do cerrado, além de estandes das instituições parceiras. Várias ações também vão ocorrer em outros municípios, sendo os principais: Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Em todo o Estado, serão mais de de 1,2 mil atividades e 183 instituições envolvidas na Semana.

Os números são exponencialmente maiores que os do ano passado. Em 2014, aconteceram 106 atividades desenvolvidas, por seis instituições, em 14 municípios. Para o secretário Athayde Nery, a formalização do Fórum Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi um dos fatores que contribuiu para o crescimento do evento.

A abertura será no dia 21, às 8h30min, no teatro Araci Balabanian. Durante a solenidade serão lançados os editais dos prêmios Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense, Jornalismo Científico e de Fotografia. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (FUNDECT) também fará o lançamento do sistema Yacaré para o cadastro de pesquisadores financiados pela instituição de fomento.

NO CPAN – Em Corumbá, a VII Feira de Ciências Fronteiriças faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e acontecerá no dia 28 de outubro, quarta-feira, com exposições nos seguintes horários e locais: das 07h30min às 09h15, na Feira livre do Bairro Dom Bosco; das 09h30min às 10h, no pátio do Colégio Dom Bosco; e das 14h às 15h, no pátio da Escuela la Frontera, de Puerto Quijarro (Bolívia).

Segundo o coordenador do evento no CPAN/UFMS e professor do Mestrado em Estudos Fronteiriços do Câmpus, Marco Aurélio M. de Oliveira, “trata-se de uma iniciativa que envolve alunos de graduação e de pós-graduação do Câmpus e que consiste em realização de oficinas, leituras de textos e trabalhos de campo com alunos do ensino médio do Brasil e secundário na Bolívia. Nesta edição, participam alunos do Colégio Dom Bosco, de Corumbá, e da Escuela la Frontera. A intenção é despertar espírito crítico, olhar aguçado e pensamento aberto com relação à realidade em que vivem”, explica o professor.
(Com informações da FUNDECT)