Curso de Ciências Contábeis do CPAN tem projeto de extensão finalista no “Prêmio Nacional de Educação Fiscal”

Postado por:

O Curso de Ciências Contábeis do CPAN, com o projeto de extensão “Educação Fiscal e Integração Social: uma parceria para o desenvolvimento regional e socioambiental integrado” é um dos finalistas do Prêmio Nacional  de Educação Fiscal. Esse grande resultado é fruto do trabalho unificado de todos os membros da equipe e representa uma grande conquista para o Curso de Ciências Contábeis, para o Campus do Pantanal e para toda a UFMS.

O Projeto de Extensão: “Educação Fiscal e Integração Social: uma parceria para o desenvolvimento regional e socioambiental integrado”, iniciado em 2011 é parceria do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  de Corumbá-MS, com a Inspetoria da Receita Federal do Brasil (RFB) em Corumbá.

O projeto tem como objetivo levar iniciativas de Educação Fiscal a toda população das cidades de Corumbá e Ladário/MS. Em sua primeira fase o projeto focou todos os alunos das escolas públicas e particulares das 2 cidades, desenvolvendo palestras nas escolas e um concurso de desenho e redação que premiou os 5 melhores desenhos e as 5 melhores redações de cada cidade, totalizando 20 prêmios distribuídos, entre eles: vídeo games, máquinas fotográficas, celulares, entre outros eletrônicos, material esse distribuído com a parceria da  Inspetoria da RFB.

Ainda estão previstos trabalhos com empresários em forma de palestras e mesas de discussões sobre o tema.  A iniciativa continua nas escolas, por meio de concursos que visem incentivar a reflexão sobre o tema.

No desenvolvimento do trabalho nas escolas, os pesquisadores envolvidos apresentaram por meio de recursos audiovisuais, utilizando  vídeos que fazem parte do Programa de Educação Fiscal da RFB. Após as apresentações, foi realizada uma palestra de 15min no intuito de esclarecer o que é Educação Fiscal, a importância de exercer a cidadania e esclarecimentos sobre o papel do tributo na sociedade. No final, os alunos dialogaram com os palestrantes e tiraram dúvidas. Durante os meses 08 e 09 de 2011 os pesquisadores visitaram as escolas das 2  cidades, contemplando 35.068 alunos.

Sobre a Premiação, no dia 31/10/2012, a FEBRAFITE – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais divulgou os 10 finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

Concorrerão ao prêmio de melhor projeto de Educação Fiscal no país 01 do Amazonas, 01 do Ceará,  02 de Minas Gerais, 01 do Mato Grosso do Sul, 02 do Paraná, 01 de Pernambuco e 02 do Rio Grande do Sul.

A iniciativa inédita da FEBRAFITE, em parceria com a Escola de Administração Fazendária ESAF e o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF recebeu 218 projetos inscritos de 21 estados.  A Comissão Julgadora é composta por represente da FEBRAFITE, da ESAF e PNEF, do Ministério de Educação, do Ministério Público/Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, da Câmara e Senado Federal, do Conselho Federal da OAB e do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – ENCAT.

Os grandes vencedores serão revelados na solenidade que acontecerá  no dia 20 de novembro, no auditório do Conselho Federal da OAB,  SAUS Quadra 5 Lote 1 Bloco M,  em Brasília-DF, com a presença dos representantes das dez iniciativas finalistas, dos programas de Educação Fiscal desenvolvido em todo o País, das empresas apoiadoras,  autoridades e servidores do Fisco nos três âmbitos federativos. Na ocasião, haverá show da Orquestra Meninos do Itapoã.

MEMBROS DO PROJETO:

Coordenador do Projeto: Prof. Jorge de Souza Pinto.

Docentes: Cleston Alexandre dos Santos, Edgar Aparecido da Costa, Elizabeth Maria Azevedo Bilange, Roosiley dos Santos Souza, Valéria Perón de Souza Pinto.

Discentes: Antonio Fortes Carvalho, Brunna Rondon de Sant Ana, Cinthya Carolina Fernandes, Ernani Marques de Almeida, Flávia Carolina da Costa de Souza, Francisco Xavier Ramirez Florentim, Marcio José Miranda Preza.

Parceria com a Inspetoria da Receita Federal do Brasil (RFB) em Corumbá: Carlos Alberto Wassouf, Eduardo Fujita.

Site do “Prêmio Educação Fiscal”: http://www.premioeducacaofiscal.com.br

Site  FEBRAFITE: http://febrafite.org.br/