Como a TPACK é mobilizada pelos formadores matemáticos da UFMS

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Me. Karla Jocelya Nonato.

Resumo

É indiscutível que as tecnologias digitais se fazem presente no nosso dia-a-dia e que é necessário um conhecimento (TK) para utilizá-la de maneira satisfatória. Ao chegarem às escolas a realidade dos alunos se transforma e a tecnologia utilizada pelos professores é um tanto arcaica comparada com aquela utilizada cotidianamente por eles, mas bem familiar aos professores, são gerações diferentes vivenciando o mesmo espaço e realidade (MAZON, 2012). É preciso que o futuro professor vivencie o uso pedagógico das novas tecnologias em seu processo de formação inicial para ter a possibilidade de inseri-la às suas aulas (CIBOTTO, 2015), mas as tecnologias digitais estão sendo utilizadas pedagogicamente pelos formadores de professores? Os formadores de professores se sentem confortáveis, com os conhecimentos tecnológicos que possuem, para fazerem uso das novas tecnologias em suas aulas? Quais conhecimentos pedagógicos e tecnológicos do conteúdo matemático são mobilizados pelos professores formadores dos cursos de Matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Mato Grosso do Sul? Diante do atual cenário, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o desempenho dos alunos em Matemática cada vez mais baixos, a necessidade de mudança se torna imediata, sendo relevante investigar como a formação acontece na universidade, pois é nesse espaço que ela precisa começar. O TPACK (Mishra e Koehlser, 2006) entende o ensino como uma atividade altamente complexa, que se baseia em vários tipos de conhecimentos e pode contribuir para o enfrentamento do desafio de aproximar o ensino e a tecnologia. A tecnologia tornou-se fator determinante no contexto escolar, então é importante saber como os formadores de professores relacionam seus conhecimentos de conteúdo e pedagógico com a tecnologia e se fazem uso da tecnologia em suas aulas, para que ela se torne rotina no contexto escolar. Neste contexto pretendemos investigar os distanciamentos e aproximações das práticas apresentadas pelos formadores no curso de licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e sua adequação a realidade com que se depara o professor em situação de docência em relação as TIC.  Para tal intento iremos analisar nos currículos das disciplinas voltadas as TICs a possibilidade de se trabalhar com tecnologias não transparentes e posteriormente levantar nos planos de aula dos professores propostas de conhecimentos específicos, pedagógicos e tecnológicos e estabelecer suas adequações com as ?orientações? do TPACK. Como os dados colhidos não são números, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois além da fonte direta dos dados ser o ambiente natural, apresenta as características descritas por Bogdan e Biklen (1994). Para fundamentação teórica das analises, inicialmente utilizaremos os pressupostos de Shulman (1986 e 1987) e Misha e Koehler (2006) e para analise e interpretação dos dados utilizáramos os fundamentos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Assim como toda pesquisa qualitativa, esta também está passível a mudanças ao decorres da investigação, mas, almejamos apontar pelo menos uma proposta atrativa para o ensino da Matemática com o uso da TIC segundo os preceitos da TPACK, fazendo com que os professores se sentam seguros em fazerem uso das tecnologias nas salas de aula da Educação Básica.