CPAN sediou o 4º Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela

Postado por: Ana Monteiro

O 4º Seminário do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, realizado nessa segunda-feira (4/5), no Câmpus do  Pantanal da UFMS, em Corumbá, reuniu mais de uma dezena de estudiosos da obra do escritor Luiz Vilela, em quatro sessões (uma matutina, duas vespertinas e uma noturna) com média de 60 participantes cada, sendo a maioria estudantes do Curso de Letras do CPAN.

Além dos pesquisadores e dos estudantes, professores das duas habilitações em Letras do CPAN/UFMS e outros interessados acompanharam as exposições e os debates. A abertura do evento foi feita pela Coordenadora do Curso, professora Regina Baruki.

As sessões foram mediadas pelo doutorando (Letras/CPTL) Rodrigo Andrade Pereira (matutina), pela acadêmica (Letras/CPAN) Aglaisse Ramona Orichuela (vespertina / minicurso) e pelos professores da UFMS, Rauer Ribeiro Rodrigues (vespertina/debate) e Eunice Prudenciano de Souza (noturna).

A sessão da noite foi aberta pelo professor Edgar Aparecido da Costa, diretor do CPAN, que discorreu sobre a importância e o papel dos grupos de pesquisa na atividade científica. Ele enalteceu o trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Luiz Vilela (GPLV) por reunir pesquisadores de diversos câmpus da UFMS e de outras instituições, e exortou discentes e docentes do CPAN a constituírem grupos de pesquisa com trabalhos como o do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, reunindo  além de pesquisadores da instituição alunos da graduação a pesquisas de pós-doutoramento.

A Conferência de Encerramento, “Aspectos das novelas e dos romances de Luiz Vilela”, do professor Rauer Ribeiro Rodrigues (CPAN, líder do GPLV), foi lida pelas professoras Regina Baruki (CPAN) e Kelcilene Grácia-Rodrigues (CPTL).

4. GPLV - auditório 4. GPLV - Profs. Edgar e Rauer, após palestra do Diretor 4. GPLV - Regina Baruki, Coordenadora do Curso de Letras, faz intervenção