Acadêmicos do curso de Administração realizam ações para o fortalecimento institucional de iniciativas de inovação social de Corumbá

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

Na última terça, 22/11, os acadêmicos do 2º semestre do curso de Administração (CPAN) apresentaram o trabalho final da disciplina “Fundamentos da Administração”, ministrada pelo professor Anderson Luís e coordenada pelo “Núcleo de Estudos de Inovações Sociais da Fronteira” (NEISF). Na ocasião, os grupos apresentaram os variados produtos/serviços elaborados ao longo do semestre para as seguintes iniciativas de inovação social de Corumbá:
– Instituto Mulher Negra do Pantanal @imnegra.pantanal
– Oficina Mãos Amigas Santo Antônio de Pádua @maosamigascrb
– Instituto Novo Olhar @institutonovoolhar
– Cidade Dom Bosco @cidadedombosco
– Grupo de Apoio à Adoção Pantanal @gaap_adocao

Dentre os produtos e serviços entregues estão: criação de redes sociais, elaboração de manuais, gestão de estoque, interface com influencers da região para divulgar a iniciativa, criação de identidade visual (logotipos), campanhas publicitárias (postagens), vídeos institucionais, mobilização de recursos materiais (alimentos, brinquedos e roupas) e humanos (voluntários), resgate da trajetória das iniciativas, campanhas de vendas e de recreação.

“Conhecer a história do Imnegra e da Ednir, sua fundadora, foi importante para entender um pouco mais a realidade de Corumbá e das organizações da sociedade civil que lutam pela igualdade racial, social e de gênero – tema pouco abordado na cidade, mas que atinge direta e indiretamente seus moradores”, relatou a acadêmica Lenita Mendes.

Para o professor Anderson Luís, “a finalização da disciplina foi muito importante e comovente. A cidade se torna um Laboratório Vivo de Inovação Social, pois os alunos saem da sala de aula e vão viver a teoria e a prática na realidade, junto com essas organizações. Nisso, os acadêmicos conseguiram aplicar os fundamentos da administração na prática, ao mesmo tempo em que puderam ter uma formação mais cidadã, ocasião em que eles passam a enxergar os problemas públicos da nossa região, que não são poucos, e contribuir com esse enfrentamento, através desse conjunto de ações. Os próprios acadêmicos também passam a ser divulgadores da causa, espalham essa luta coletiva para seus familiares e amigos, fazendo com que a mobilização local ganhe força”.

Via: @neisf.cpan