Egressa do curso de administração do Campus do Pantanal/UFMS apresenta pesquisa sobre História de Negócios Árabes de Corumbá em conferência internacional

Postado por: Aryel Cerqueira Alvares
No dia 16 de novembro participou do XIV Congresso Brasileiro de História Econômica e 15ª Conferência Internacional de História de Empresas, a egressa Marluci Aparecida da Silva Hussein, do curso de Administração do Campus do Pantanal da UFMS. Com ela, estiveram presentes os docentes Dra. Caroline Gonçalves, Dr. Fernando Thiago e Me. Wanessa Pereira Rodrigues. O evento foi realizado on-line, de 15 a 17 de novembro de 2021, organizado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em História Econômica, ABPHE.

O trabalho apresentado por Marluci, intitulado “História de negócios árabes em Corumbá/MS: O caso da empresa Suzana Confecções e Calçados” foi iniciado em sua graduação, orientado pela Professora Caroline, e implicou na exploração teórica da História de Negócios, a fim de compreender as mudanças estratégicas das organizações ao longo do tempo. De maneira prática, o trabalho interpreta as estratégias adotadas pela empresa, de origem árabe, situada na cidade de Corumbá/MS, ao longo dos últimos quase 50 anos.

“É a primeira vez que uma aluna nossa participa deste Congresso, que conta com a presença dos mais importantes historiadores econômicos do país e pesquisadores em história de empresas. Trata-se de uma área que se desenvolveu fortemente no Estados Unidos e Europa em meados da década de 1960, posteriormente na América Latina e, de maneira mais recente, vem crescendo desde a década de 1990 no Brasil” ressalta a Professora Caroline, sócia da ABPHE, e atualmente representante da região Centro-Oeste no Conselho de Representantes da referida instituição.
A Professora ressalta ainda que “a parceria com os demais docentes neste trabalho foi engrandecedora, tanto com o Professor Fernando no âmbito do método e da criteriosa revisão do estudo, quanto com a Professora Wanessa, que é uma profissional reconhecida no campo da valorização da cultura corumbaense. Ambos trouxeram contribuições muito significativas para completar ainda mais a satisfação de orientar este trabalho da Marluci, que foi brilhante também em sua apresentação no evento”, disse Caroline.

Marluci enfatizou o papel dos Professores e da Universidade em seu desempenho: “Agradeço a oportunidade dessa realização e o conhecimento adquirido. Gostaria de explorar mais esse campo da história de negócios, continuar meus estudos, sou muito grata aos meus professores e por tudo que a Universidade representou e representa pra mim”, disse a ex-aluna do CPAN/UFMS.
Segundo o Professor Fernando Thiago, coordenador do Curso de Administração, “a iniciativa pioneira da Marluci abre caminho para que outros estudos sejam realizados pelos nossos estudantes, dando visibilidade a seus trabalhos, ao nosso curso, ao Campus do Pantanal e à UFMS, valorizando acadêmicos e docentes engajados na pesquisa acadêmica”.

Os anais do congresso estarão disponíveis em breve, momento em que todos poderão ter acesso ao trabalho completo, no site da ABPHE, http://www.abphe.org.br/.