Movimento Concerto da UFMS traz Duo de Viola Caipira e Violão para o CPAN

Postado por: secdir cpan

O Movimento Concerto é um programa de extensão vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Proposto pelo curso de Música da UFMS, o programa existe desde 2007. O objetivo é promover apresentações gratuitas a toda a comunidade, com convidados que atuam no âmbito nacional e internacional, estimulando o interesse por manifestações artísticas.

A Comunidade de Corumbá poderá prestigiar, no dia 10 de dezembro de 2018, às 20h, no Auditório Salomão Baruki do Câmpus do Pantanal, o Duo de Viola Caipira e Violão, com os artistas Marcus Assunção e Carlos Alfeu.

MARCOS ASSUNÇÃO – É graduado em música pela UFMS. O Jazz, Choro, Bossa Nova, música Erudita, música caipira e a regional são suas principais influências. Recebeu prêmio nacional do Projeto Pixinguinha em 2008 – Prêmio Produção (FUNARTE) – RJ, gravando o primeiro CD “Tô Chegando” e realizando uma turnê pelo estado. Em 2011 gravou o segundo CD instrumental “Eu, a viola e Eles” através do FIC – Fundos de Investimentos Culturais. Apresentou-se pelo Chile e Espanha. Destaca-se o Festival na Universidade de Antofagasta, Festival Tensamba em Madri e Barcelona, I Festival de Jazz em La Laguna – Tenerife Norte, e o II Ciclo de Guitarras em Gran Canária, Lanzarote como concertista e ministrante. Atualmente, o músico traz o terceiro CD contemplado pelo edital Economia Criativa 2018 pela Secretaria de cultura e cidadania, e atua como técnico no projeto de música pela DEAC na Secretaria Municipal de Educação.

CARLOS ALFEU – O violonista e professor Carlos Alfeu é graduado em Licenciartura em Música pela UFMS e Bacharel em Jornalismo pela UCDB. Com Mestrado em performance musical pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 2017 atuou como professor de Arte contratado do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, campi Ponta Porã.

Como concertista caminha entre os ritmos: regional, popular brasileiro e erudito. Já se apresentou em festivais de música nacionais e internacionais como o 9º Festival de Inverno de Bonito (2008) e o Festival “Raízes do Atlântico” (2013) na Ilha da Madeira, em Portugal. Como pesquisador musical desenvolveu sua investigação acerca de um conjunto de três peças musicais escritas para violão erudito com influências de ritmos populares paraguaios, intitulado “Três danças paraguaias” do violonista paraguaio Agustín Barrios (1885-1944). Os artigos científicos provenientes desta pesquisa já foram apresentados em congressos, fóruns e simpósios, como: Post-ip 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, em Aveiro, Portugal (2015), o 4º Congresso da ABRAPEM (Associação Brasileira de Performance Musical), na Unicamp em Campinas (2016) e o IV Simpósio Internacional de Música Ibero-americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, na UFMG em Belo Horizonte (2016).

Carlos Alfeu já atuou como professor de violão no projeto Música MS (2008) nas unidades de Campo e Itaquiraí e professor de arte nas escolas municipais: Abel, Thomaz Ghirardelli e Profº. Plínio Mendes. Como performer Alfeu integra o grupo de câmara “Camerata Madeiras Dedilhadas” que recentemente fez uma breve turnê pelo Estado de Minas Gerais, regido pelo Pró-reitor de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Doutor Marcelo Fernandes, e se apresenta junto ao multi-instrumentista Marcos Assunção divulgando o novo trabalho fonográfico deste grande músico pelo Estado, além de apresentações solo de violão erudito como no 2º Encontro de Música Clássica de Paraguaçu Paulista/SP e a abertura do II Prêmio Helena Meireles de Música Instrumental (2018).

O evento será gratuito e aberto à toda a Comunidade!

Venham prestigiar!