Pesquisa “Top of Mind” – Conheça os destaques do Prêmio Mérito Empresarial 2015

Postado por: Luciano Édipo

O curso de Administração/CPAN/UFMS, com o intuito de prestar um serviço ao mercado de Corumbá, desenvolve anualmente a pesquisa Top of Mind de marcas líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses.  Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por professores e acadêmicos do curso de Administração/CPAN, sob a coordenação do prof. Roberto Galeano, visando ampliar, desenvolver e aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.

O estudo tem como objetivo  avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a alguns segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

Pelo sétimo ano consecutivo  realizado  em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, a pesquisa Top of Mind Edição 2015 do curso de Administração/CPAN buscou captar a lembrança espontânea sobre as marcas/nomes de empresas que estão na mente dos consumidores corumbaenses. O  método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 32 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder o questionário. A pergunta “Quando eu falo em (segmento) qual o nome  que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind, foi  usada para todos os segmentos. A pesquisa leva em conta  a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.

As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 26 de setembro a 05 de outubro de 2015.

O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E), proporcional à população das regiões definidas em plano amostral, residentes e domiciliadas em Corumbá

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 412 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/ Popular Velha/Cristo, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá.

O levantamento foi realizado por 30 (trinta) acadêmicos do  segundo, quarto e oitavo semestres do curso de Administração, devidamente orientados e acompanhados por 5 (cinco) professores do curso, nos levantamentos de campo. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de  +/- 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Seus resultados ocasionam a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacaram, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade.  Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?

O evento para a entrega do prêmio “Mérito Empresarial” está agendado para a segunda quinzena do mês de janeiro do ano de 2016, na Associação Comercial.

PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL – CORUMBÁ – MS

RELAÇÃO DAS EMPRESAS PREMIADAS – Edição 2015

 

FARMÁCIAS E DROGARIAS:

  • SANTO ANTONIO
  • SÃO BENTO

LOJA MATERIAIS CONSTRUÇÃO

  • WANDERSON

 

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

  • BANCO DO BRASIL
  • CAIXA
  • BRADESCO

 

ACADEMIA DE GINÁSTICA

  • STYLLUS

 

AGÊNCIA DE VIAGEM

  • PANTUR

 

VIDRAÇARIA

  • VIDROBOX

 

AUTO-PEÇAS

  • CAIUÁ
  • CENTRAL

 

LOJAS DE TINTAS

  • NOSSA SRA. APARECIDA
  • SANTANA TINTAS

 

DISTRIBUIDORA DE GÁS

  • COPAGAZ

 

LIVRARIA E PAPELARIA

  • SANTO ONOFRE

 

CLÍNICA MÉDICA

  • SAMEC
  • PRONTOMED

 

ÓTICA/JOALHERIA

  • PHILBOIS
  • LINCOLN
  • CAMPOS

 

PANIFICADORA

  • ITALIAN
  • PÃO & CIA
  • BUENOS AIRES
  • DOLCE CAFÉ

 

RESTAURANTE

  • GAÚCHO
  • MIGUÉIS
  • LAÇO DE OURO

 

SORVETERIA

  • SCORPIO
  • CRISTAL
  • CHIQUINHO

 

SALÃO DE BELEZA

  • MITIKO

 

SUPERMERCADOS

  • ATACADO FERNANDES
  • QUADRI

 

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

  • ASE MOTORS

 

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

  • POSTO 10
  • JANJÃO
  • PAULISTA

 

AUTO-ESCOLA

  • VOLANTE
  • MCLAREN
  • FÓRMULA 1

 

LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS

  • GAZIN

 

PIZZARIA

  • FIORELLA

 

LOJA DE ROUPAS

  • TECELAGEM AVENIDA

 

COLÉGIO PARTICULAR

  • ESCOLA TENIR
  • COLÉGIO SANTA TERESA
  • COLÉGIO OBJETIVO

 

LOJA DE CONVENIÊNCIAS

  • BIAVA
  • PIT STOP

 

CLÍNICA VETERINÁRIA

  • CLÍNICA VETERINÁRIA CORUMBÁ

 

EMISSORA DE RÁDIO AM

  • DIFUSORA

 

EMISSORA DE RÁDIOFM

  • TRANSAMÉRICA
  • BANDFM

 

SITE DE NOTÍCIAS

  • DIARIONLINE

 

SITE DE EVENTOS

  • CORUMBALADAS

 

COMUNICAÇÃO VISUAL/PUBLICIDADE

  • EXPLORER

 

JORNALIMPRESSO

  • DIÁRIO
  • CORREIO DO ESTADO

 

EMISSORA DE TV

  • TV MORENA

 

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL:

VALE

Top em Meio Ambiente e Responsabilidade Social

 

EMBRAPA

Top em Meio Ambiente