I Seminário Internacional de Economia Criativa acontece durante Festival da América

Postado por: Ana Monteiro

Como parte da programação cultural e científica do 12º Festival da América do Sul Pantanal, acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, na Unidade III (Porto Geral), da UFMS – Câmpus do Pantanal, o I Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação.

A abertura oficial do evento está programada para acontecer a partir das 13h30min, no dia 21/08, sexta-feira, com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, da Superintendente de Economia Criativa do Estado, Claudia de Medeiros, do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato Roscoe e do Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Marcelo Turine.

Em seguida, às 14h, teremos a primeira palestra “Economia Criativa e Inovação como Indutores do Desenvolvimento Econômico e Social das Cidades e Comunidades”, cuja palestrante será a Pró-Reitora de Inovação da Universidade Federal do Amazonas, prof. Drª. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, e o moderador  será o Prof. Dr. Edgar Aparecido da Costa, Pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal.

No sábado, às 14h, o tema a ser debatido será “Inovação Empresarial e Economia Verde”, pelo  professor Dr. Ismael Gilio, da University of California e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a moderadora será a Coordenadora de Pesquisa da Embrapa Pantanal, prof. Drª. Aiesca Pellegrin. Nesse mesmo dia acontece, às 15h, a Roda de Conversa sobre “Cultura e Turismo entre Fronteiras” com a os seguintes participantes: Prof. Drª. Isabella Fernanda Ferreira, Pesquisadora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal; Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves, Pesquisador da Uniderp-Anhanguera, Prof. Dr. Tito Carlos Machado de Oliveira, Pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a moderadora será Claudia de Medeiros, Superintendente de Economia Criativa da Sectei.

PARA SABER MAIS – Economia Criativa trata-se de uma estratégia de política pública que tem como princípios norteadores o potencial criativo, a diversidade cultural, a difusão da inovação e do conhecimento, a produção de bens e serviços e a sustentabilidade com foco na geração de renda, empregos e negócios para a inclusão social. Nesse contexto, o I Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação tem como objetivos apresentar os territórios e competências criativas, a arquitetura do patrimônio ambiental, cultural e científico da região pantaneira; criar espaço de debate sobre o tema e gerar oportunidades de parcerias entre as instituições de pesquisa, polos produtivos e agentes sociais; propor ações transversais entre ciência, turismo e cultura capazes de alavancar o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Confira aqui a Programação do I Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação na íntegra.