Professora do CPAN/UFMS participa de pesquisa internacional no Reino Unido

Postado por: Ana Monteiro

A docente do Curso de Educação Física do CPAN/UFMS, Micheli Verginia Ghiggi, está participando da pesquisa interinstitucional de doutorado da Loughborough University, no Reino Unido, Inglaterra, intitulada “O impacto da Copa 2014 na cidade de Porto Alegre: a percepção de comunidades afetadas”, auxiliando na coleta e tabulação dos dados.

“Essa semana estive em uma das comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo em Porto Alegre fazendo a coleta de dados. Já estamos trabalhando na formação de uma rede com a intenção de fazermos essa mesma coleta de dados para uma pesquisa sobre os efeitos da Copa do Mundo em Cuiabá e para isso vamos tentar ampliar o envolvimento das instituições do Centro-Oeste”, explicou a docente.

Esta pesquisa está sendo realizada pelo estudante de doutorado Billy Graeff, da Loughborough University na Inglaterra, sob a orientação do professor Dr. Richard Giulianotti. Em novembro de 2014, a professora Micheli teve a oportunidade de conhecer mais de perto a instituição e o professor Giulianotti em uma missão científica que realizou naquela universidade, por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como aluna de doutorado da instituição.

OBJETIVOS DA PESQUISA

Objetivos Gerais: A – Envolver estudantes, militantes de movimentos sociais, líderes comunitários, gestores de políticas públicas, esportistas e outros em ambiente de formação em pesquisa sobre mega eventos esportivos; e B – Realizar uma survey sobre a percepção de moradores de comunidades atingidas por obras da Copa 2014 em Porto Alegre acerca do impacto da Copa 2014 na cidade de Porto Alegre.

Objetivos específicos: C – Realizar debates específicos e espaços-tempos formativos sobre temas e sub-temas relevantes no contexto dos estudos e das avaliações de mega eventos esportivos; D – Construir instrumento de coleta de dados (survey) sobre o impacto da Copa 2014 em comunidades atingidas por obras relativas ao evento na cidade de Porto Alegre; E – Realizar coleta de dados em comunidades atingidas por obras relativas à Copa 2014 na cidade de Porto Alegre; F – Organizar e sistematizar os dados obtidos com a coleta de dados, produzir e consolidar relatório final do projeto e da pesquisa; e G – Publicizar o relatório final do projeto e da pesquisa junto às instituições e comunidades envolvidas.