PRÊMIO “MÉRITO EMPRESARIAL” – CORUMBÁ – MS

Postado por: gilbertorodrigues

PRÊMIO “MÉRITO EMPRESARIAL” –  CORUMBÁ – MS

EMPRESAS PREMIADAS na EDIÇÃO 2013

 

A força de uma marca é determinada por sua capacidade de residir na memória do consumidor, bem como sua imagem e identidade, que, juntas, constroem uma percepção na mente das pessoas. O verdadeiro valor e significado de uma marca provêm do consumidor. Se o consumidor não valorizar a marca, ou se o valor dado à marca pelo cliente diminuir ou aumentar, então, com o passar do tempo, o valor da marca para a empresa também irá diminuir ou aumentar. Desse modo, a percepção de uma marca de qualidade se faz na mente do consumidor.

A pesquisa de top of mind é uma ferramenta eficiente para avaliar a percepção  da  marca aos olhos do cliente, e auxiliar os administradores a estabelecer objetivos que norteiem a empresa na busca  por um diferencial competitivo.

O curso de Administração/CPAN/UFMS com o intuito de prestar um serviço ao mercado de Corumbá desenvolve a pesquisa Top of Mind de marcas   líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses.

O estudo tem como objetivo  avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a 32 segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

Seus resultados trouxeram como conseqüência a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacam, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade.

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 658 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/Popular Velha, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá, com faixa etária entre 16 e 65 anos. Os respondentes foram selecionados por meio de critério probabilístico garantindo a todos os elementos do universo chances iguais de serem selecionados para a pesquisa. As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 21 e 25 de setembro de 2013.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder o questionário. A pergunta “Quando eu falo em (segmento) qual o nome  que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind, foi  usada para todos os segmentos. A pesquisa leva em conta  a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.

Em anexo, as Empresas que se destacaram, conforme as opiniões dos entrevistados.

 


PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL