Fórum internacional aprofundou temas sobre Educação Física
Nos dias 24 e 25 de outubro de 2013 foi realizado em Corumbá-MS, no auditório Prof. Salomão Baruki – Câmpus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o primeiro FÓRUM INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO PANTANAL.
Esse evento é um projeto de extensão, aprovado no Programa de Apoio à Extensão Universitária (edital – Paext/2013), vinculado a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE). A responsabilidade na execução do evento foi do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal (GePPan) e docentes do curso de Educação Física (CPAN – UFMS).
O projeto contou com diversas instituições parceiras, tais como: PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ; FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CORUMBÁ (FUNEC); UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB); COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (CBCE); UNIVERSIDADE AUTÓNOMA GABRIEL RENÉ MORENO (BOLÍVIA), bem como outros segmentos: DOLCE CAFÉ – PANIFICADORA E RESTAURANTE; AQUARELA – ÁGUA MINERAL e CORUMBÁ RUGBY CLUBE). O evento também integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema em 2013: “Ciência, Saúde e Esporte”.
Na primeira noite do evento aconteceu, além da Feira de livros e o lançamento oficial da obra “EDUCAÇÃO FÍSICA, FRONTEIRA e FORMAÇÃO: os distintos olhares investigativos”, pela editora UFMS, as seguintes palestras:
Professor de Educação Física: identidade docente? – Prof. Dr. Wagner Wey Moreira (UFTM – Uberaba/MG-BRASIL)
La profesión de la Actividad Física en Bolivia – Prof. Dr. Jaime C. Orbenes Avarenga (UAGRM – Santa Cruz-BOLIVIA)
Múltiplos significados da Fronteira e a Educação Física – Prof. Dr. Ademir Gebara (UNICAMP/UFGD – Dourados/MS-BRASIL)
No segundo dia do projeto houve duas mesas redondas, sendo que no período da manhã o tema foi “Estudos e perspectivas em esporte, lazer, corporeidade e promoção de saúde”, com os docentes: Profa. Dra. Regina Simões; Prof. Robson Mattos de Oliveira e Prof. Hugo R. C. da Costa. Já no período vespertino o tema foi “Estudos e propostas de intervenção pedagógicas em Educação Física escolar” e contou com o Prof. Dr. Wagner Wey Moreira; Prof. Me. Eduardo Borda Gilioli e Prof. Me. Alexandre Paulo Loro.
Segundo o coordenador do projeto, Professor Carlo Henrique Golin, “O evento oportunizou olharmos para a área relacionando a diversidade da Fronteira e do Pantanal, sobretudo pautado na pluralidade de ideias, além, é claro, de ser um espaço importante de intercâmbio e formação complementar na região. Especialmente porque tivemos nessa primeira oportunidade, a participação de, aproximadamente, duzentas pessoas, entre alunos e professores dos diversos cursos de graduação, tanto do Brasil como oriundos da Bolívia”.