Alunos de Ciências Contábeis conquistam 7 aprovações de trabalhos em Congressos do PR e MS.

Postado por:

Recentemente os alunos de Ciências Contábeis do Campus do Pantanal obtiveram 7 novas conquistas: 5 trabalhos aprovados no 25º Congresso Internacional de Adminstração (maior congresso de Administração da América Latina) e 2 trabalhos no 5º ECAECO-Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade de Ponta Porã.

O ADM 2012 – Congresso Internacional de Administração é um evento de natureza acadêmico-empresarial que tem como objetivos disseminar experiências, conhecimentos e tornar conhecidas as pesquisas nas diversas áreas que envolvem a Administração, como: Operações (Produção/Logística) Comercial (Marketing/Vendas), Recursos Humanos, Finanças, Administrativo, Informática e áreas correlatas tais como Engenharia de Produção, Contabilidade e Economia, incentivando acadêmicos de Iniciação Científica e pesquisadores a continuarem sua caminhada no aprofundamento das pesquisas; colocar seus resultados à disposição dos empresários locais para a integração ensino-pesquisa-aplicação prática dos resultados da investigação na economia global.

O ADM 2012 representa o maior Congresso de Administração da América Latina. Segue abaixo os 5 trabalhos aprovados:

*MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CORUMBÁ – MS: PERCEPÇÃO DOS ANTIGOS GESTORES SOBRE OS FATORES CONDICIONANTES DA EXTINÇÃO DAS ATIVIDADES (autores: aluno  Ítalo Silva da Costa, aluna Josiane de Oliveira Martins, aluna Leliane de Arruda Carneiro, prof. Cleston Alexandre dos Santos);

*O ESTUDO DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA COMO FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE FISCAL: UMA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FISCAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (autores: profa Valéria Peron de Souza Pinto; aluna Brunna Rondon de Sant’ana, prof. Jorge de Souza Pinto, aluna Flávia Carolina da Costa de Souza, aluno Wallisson do Carmo Reis);

*O PAPEL PROATIVO DA CONTROLADORIA NA OTIMIZAÇÃO DA EFICÁCIA DA GESTÃO AMBIENTAL DO CONSUMO DE ÁGUA EM ORGANIZAÇÕES MILITARES ATRAVÉS DO REUSO (autores: prof. Jorge de Souza Pinto, profa Valéria Peron de Souza Pinto, prof. Cleston Alexandre dos Santos, aluno Ramom Carvalho);

*PESCA ARTESANAL: A GESTÃO DE CUSTOS COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DA ATIVIDADE ECONÔMICA (autores: aluna Leliane de Arruda Carneiro, aluno Ítalo Silva da Costa, aluna Josiane de Oliveira Martins, prof. Cleston Alexandre dos Santos);

*RELAÇÃO ENTRE A DEMANDA E A OFERTA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA FINS GERENCIAIS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO ALIMENTÍCIO DA CIDADE DE CORUMBÁ – MS (autores: aluna Josiane de Oliveira Martins, aluno Ítalo Silva da Costa, aluna Leliane de Arruda Carneiro, prof. Cleston Alexandre dos Santos).

O 25º Congresso Internacional de Adminstração: Gestão Estratégica: Empreendedorismo e sustentabilidade, será realizado de 24 a 28 de setembro de 2012, na cidade de Ponta Grossa-PR, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Site do evento: http://www.admpg.com.br/2012/index.php?id=80

O ECAEO – Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO) tem como finalidade criar uma rede de aprendizagem e difusão de conhecimento entre cientistas, discentes, docentes e comunidade empresarial e sindical, que estejam interessados nos temas relacionados com desenvolvimento regional. O evento auxilia no desenvolvimento de um ambiente interdisciplinar que cria uma visão ampla das estruturas cognitivas que devem ser construídas por cada indivíduo na busca de seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Para o Estado do Mato Grosso do Sul é uma oportunidade de aproximar os pesquisadores criando oportunidades de desenvolver trabalhos que auxiliem o desenvolvimento das regiões sul-mato-grossenses.

O 5º ECAECO será realizado de 27 a 28 de agosto de 2012, na cidade de Ponta Porã, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Segue abaixo os 2 trabalhos aprovados:

*A RELAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE DE CORUMBÁ (autores: aluno Ricardo Antônio Martin Mondini, aluno Paulo Humberto Reinaldi de Oliveira, prof. Cleston Alexandre dos Santos );

*PERCEPÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE ATIVIDADES INFORMAIS SOBRE A FORMALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS DESENVOLVIDOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS (autores: aluno Ozéias da Silva de Oliveira, prof. Cleston Alexandre dos Santos, profa Valéria Peron de Souza Pinto).

Site do evento: http://www.uems.br/eventos/ecaeco/index.php?p=In%EDcio

A produção técnico-científica da área contribui para a difusão do avanço técnico e científico da contabilidade e gestão empresarial. Estabelece também uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilitando aos participantes conhecer mais profundamente as metodologias utilizadas e, ao mesmo tempo, ter uma amostra do que as universidades estão produzindo na área.

Notícia anterior de aprovação de trabalho de alunos do curso: “Curso de Ciências Contábeis tem trabalho aprovado no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade”. Link site: http://cpan.sites.ufms.br/2012/06/19/curso-de-ciencias-contabeis-tem-trabalho-aprovado-no-19o-congresso-brasileiro-de-contabilidade/