Logomarca do Curso

Postado por:

Representatividade e Simbologia

A criação artística da logomarca do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) é de criação dos alunos Rejane Iara das Graças e Mauro Palmeira Mota, ambos estudantes da primeira turma do referido curso, sob a orientação do Prof. Ms. Alexandre Paulo Loro.

Ao centro está o clássico ícone grego “Discóbolo de Míron”, que representa a força e o dinamismo, característicos da profissão. O Discóbolo por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação, revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos anatômicos que fazem parte da ação: as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe. O rosto não está contorcido pelo esforço, o que demonstra o movimento calmo, confiante e vitorioso.

O Discóbolo carrega na mão um disco de atletismo que, ampliado ao fundo, representa o sol – símbolo importante pelo seu caráter universal e de conteúdos prioritariamente positivos. Em praticamente todas as tradições da antigüidade o sol é reverenciado como fonte de vida. Para Platão, o sol estava associado à imagem do bem, da sabedoria e a todo conhecimento do ser humano. Representava o potencial de crescimento, de alegria, de criatividade, de vontade e de decisão.

As quatro listas laterais que envolvem o Discóbolo representam os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Acredita-se que tudo que existe no mundo só foi possível pela combinação e pelo arranjo desses elementos básicos.

O corpo humano é um exemplo vivo disso: a terra é representada pela ossatura, pelos músculos, enfim, por toda a massa física de que é feito nosso corpo, ela representa o lado visível da vida ou a manifestação concreta de todas as sementes que germinam no mundo das idéias, mediante a ação concreta do iniciado.

A água se vê representada em todos os nossos humores, incluindo aí o sangue e a linfa. Está relacionada às emoções do inconsciente, ou seja, as emoções que nutrem os nossos sonhos e ideais na vida. Há uma grande semelhança com o planeta: dois terços do organismo humano é água.

O ar, vital para todos, é o elemento da respiração. É o que nos liga a todo o resto do universo. Representa o meio onde todas as ações e realizações humanas têm seu início, ou seja, o nosso mundo das idéias.

O fogo, presente na digestão, é quem transforma o alimento que ingerimos em ação e movimento. Representa o desejo, a vontade, a mudança, a purificação, a transformação. A energia da ativação que, em termos, estritamente espirituais, pode ser representado pelo poder da fé.

A cor dourada está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e os conhecimentos. É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração. Afasta os medos e as coisas supérfluas. O Dourado representa também o ouro – o lugar mais alto de um pódio. A vitória, a consagração, o empenho, a dedicação, a força e a habilidade. O ouro é usado como símbolo de pureza, valor, realeza, ostentação e brilho.

As linhas laterais que circundam o Discóbolo e o sol levam, juntas, a representar o pôr do sol de Corumbá – MS, como se o próprio sol tocasse o Rio Paraguai, formando ondulações na água, lembrando muito a região Pantaneira.

Baixar a logomarca do curso

Cor Formato da Imagem Tamanho Dimensões (pixels) Dimensões (cm) Resolução
GIF 670 KB 1610 x 1710 px 56,8 x 60,33 cm 72 px/in