Restropectiva 2023

BotaniCOR: Divulgando a Botânica Pantaneira

 

Estamos trazendo uma retrospectiva do que foi o nosso projeto de extensão “BotaniCOR, divulgando a botânica pantaneira” no ano de 2023. Esse projeto coordenado pela Profa. Maria Ana, curadora do Herbário COR e conta com inúmeros colaboradores, professores e técnicos do curso de Ciências biológicas, Prof. William, Profa. Ana Cristina e Profa. Vanessa, Marcus, Damião, Simone; Profa. Lucineide do curso de Sistema de Informação e, os acadêmicos, verdadeiros protagonistas do projeto. Aprovado este ano, foi de grande êxito, contando com a realização várias atividades pontua em datas comemorativas ou eventos, além da divulgação científica promovida no perfil do Herbário COR no Instagram continuamente.

 

  1. Semana do Meio Ambiente de Corumbá

A participação na Semana do Meio Ambiente de Corumbá foi marcada por contribuições significativas, entre elas a realização da “Oficina de Mini Exsicatas” proposta pela equipe deste projeto, realizada na praça central da cidade. Esta atividade englobou o público que transitava pela praça. A nossa Oficina integrou-se a outras atividades durante o evento que atraiu a atenção da mídia local e teve muita divulgação. A oficina teve como foco conscientização e preservação ambiental, explorando a técnica de criação de mini exsicatas – amostras botânicas prensadas e secas utilizadas para identificar e estudar plantas. Essa prática atraiu crianças e seus pais, jovens, pois foi passada de forma lúdica e criativa e foi essencial para educar sobre a rica diversidade botânica da região, enfatizando a importância das plantas na preservação do meio ambiente local.

 

  1. Semana do Meio Ambiente de Ladário

Durante a Semana do Meio Ambiente de Ladário, tivemos a participação dos alunos da Rede de Ensino local, que visitaram nosso laboratório de botânica na Universidade. Nessa visita, nossos monitores os receberam e proporcionaram uma imersão em diversos aspectos da biologia vegetal. O foco da apresentação foram as plantas aquáticas, a morfologia vegetal e a etnobotânica. Durante a interação, os monitores compartilharam informações sobre a importância, as características e o papel das plantas aquáticas no ecossistema local. Além disso, abordaram aspectos morfológicos das plantas e exploraram a relação das comunidades locais com as plantas, evidenciando seu uso tradicional e cultural na região. Essa visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, ampliando seu conhecimento sobre a botânica e sua relevância no contexto ambiental e cultural do Pantanal.

 

  1. Recebimento dos alunos da Acaia Sagarana – São Paulo, SP

A Acaia Sagarana é uma ONG que trabalha com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas na cidade de São Paulo, visando capacitá-los para admissão em instituições universitárias de boa qualidade. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Pantanal e conhecer um pouco sobre nosso laboratório de botânica e as pesquisas em andamento. Os monitores do projeto também compartilharam seus estudos durante o encontro.

 

  1. Árvores do Campus

Esta atividade é um desdobramento de um projeto já iniciado, focado na arborização do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O cenário da arborização na universidade reflete a realidade da cidade, muitas vezes ignorado pela comunidade acadêmica, resultando em subvalorização. Para combater isso, iniciamos um Projeto de Ensino de Graduação (PEG) no CPAN com objetivos de divulgar as espécies de árvores, incentivar o reconhecimento e valorização da arborização pública, motivar a interação com a comunidade e natureza, e despertar a curiosidade sobre o papel das árvores no paisagismo do campus. Nesta etapa, identificamos e marcamos as árvores selecionadas com placas QR-Code, e dentro do projeto BotaniCOE já recebemos alunos da rede de ensino de Corumbá e Ladário para que possam aprender sobre as diferentes espécies. Nosso objetivo é implementar ações inovadoras, melhorando o processo de ensino ao estimular a percepção da biodiversidade vegetal. Na próxima etapa, planejamos criar áudios onde cada árvore irá se “apresentar”, de forma lúdica para aumentar o interesse e a atenção dos visitantes.

 

  1. Oficina de Coletas, Preparo e Identificação de plantas com a Escola Estadual Dom Bosco

A atividade foi uma resposta ao pedido da professora de Biologia da Escola Estadual Dom Bosco. Os monitores do projeto visitaram a escola e, junto com os alunos, realizaram a coleta de espécies vegetais nas proximidades do local. Durante essa etapa, eles prepararam o material coletado, realizando a prensagem das plantas e fazendo anotações detalhadas sobre cada uma delas. Além disso, os monitores proporcionaram aos alunos uma breve exposição sobre morfologia vegetal. As plantas prensadas foram levadas para a UFMS, Campus do Pantanal, onde passaram por um processo de desidratação em estufa. Três dias depois, os alunos da Escola Dom Bosco visitaram a universidade para dar continuidade à atividade. Eles montaram as exsicatas e identificaram o material usando uma chave de identificação, além de terem tido a oportunidade de visitar o herbário COR.

 

  1. Sala Interativa Nosso Pantanal

A Sala Interativa foi concebida para abordar dois problemas identificados: a falta de conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental de Corumbá e Ladário sobre o Pantanal e suas peculiaridades, e a desmotivação dos alunos do curso de licenciatura para a docência. Para construir a sala, os alunos realizaram encontros de um mês, debatendo ideias e conceitos para levar o Pantanal a crianças que desconheciam a região. A sala contou a história de um fazendeiro através de um vídeo introdutório e um espaço expositivo. Durante o mês de concepção, foram feitos convites às escolas, que receberam positivamente a proposta. Após o período de elaboração, iniciou-se a construção da sala. Divididos em grupos, os alunos trabalharam na produção do vídeo e do cenário, enfrentando desafios para unir a teoria sobre o Pantanal à prática de demonstrá-lo na sala. O resultado foi um vídeo e um cenário produzidos pelos alunos, com gravações disponíveis na internet e materiais reutilizáveis como papelão e garrafas PET. Os alunos responsabilizaram-se pela logística da sala, entrando em contato com as escolas, organizando transporte e lanche para os visitantes. As transformações foram notáveis: os alunos, antes pouco participativos, mostraram-se engajados, descobrindo habilidades artísticas e produzindo um ambiente interativo e educativo sobre o Pantanal. As visitas foram únicas e autênticas, proporcionando experiências enriquecedoras tanto para os alunos visitantes quanto para os guias da sala, chamados de protagonistas.

 

  1. Divulgação Científica no Perfil do Herbário COR

A divulgação científica no perfil do Herbário COR (https://www.instagram.com/herbario_cor?igshid=ODA1NTc5OTg5Nw==) é realizada por uma equipe composta por três acadêmicas. Essa divulgação engloba publicações voltadas para a disseminação científica, apresentação dos membros do projeto e das pesquisas desenvolvidas por eles no Campus do Pantanal. Além disso, são compartilhadas informações sobre as atividades diárias do Herbário e do Laboratório de Botânica, bem como a promoção de eventos realizados pela Sociedade Botânica do Brasil, INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, outros herbários e instituições parceiras, com foco contínuo na botânica.

  1. Mesa redonda com o tema “A extensão e o Ensino de Botânica”

Durante o 73º. Congresso Nacional de Botânica na mesa redonda com o tema “A extensão e o Ensino de Botânica” apresentamos uma palestra intitulada: Herbário COR: Potencial dos Herbários na extensão, onde falamos de todas as atividades desenvolvidas pela equipe de extensionistas e apresentar o nosso projeto de Extensão BotaniCOR.