HISTÓRICO DO CURSO DE PSICOLOGIA
O Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá (ISPC) foi criado em 1967, em Corumbá (MS). Na ocasião, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, o Curso de Psicologia, com habilitação em Licenciatura Plena, junto com outras licenciaturas, com a finalidade de formar profissionais capacitados para o exercício do magistério.
Em 1972 ocorreu a formatura da primeira turma do Curso de Psicologia – Licenciatura Plena, reconhecido pelo Decreto Estadual nº 72.832, de 25.09.1973. Em razão de reivindicações da comunidade e em decorrência das restrições do campo do magistério para a Licenciatura em Psicologia, em 1975, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, por meio da Resolução CEE/MT nº 9, de 13.08.1975, o funcionamento de uma nova habilitação: Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo.
Tendo em vista o funcionamento da nova habilitação, surgiu a necessidade da implantação da Clínica-Escola, a fim de apoiar a formação do futuro psicólogo, oportunizando a este uma vivência mais abrangente com relação ao trabalho profissional. A Clínica de Psicologia foi inaugurada em 16.03.1981, por meio da Instrução de Serviço nº 20/1981, da Direção do então Centro Universitário de Corumbá (CEUC), para a realização de atividades práticas de disciplinas e estágios supervisionados nas áreas: clínica, escolar e industrial, ainda que as instalações se apresentassem precárias.
Após incessantes lutas do corpo docente e discente, o Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo foi reconhecido pela Portaria MEC nº 18, de 09.01.1982, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 12.01.1982. A partir da década de 80, foram realizados inúmeros eventos (cursos, jornadas, encontros, congressos) de psicologia em parceria com diversos órgãos e instituições, objetivando o intercâmbio com os profissionais e estudantes oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, colaborando na divulgação do Curso de Psicologia.
Em dezembro de 1997, foi realizado o IV Congresso de Psicologia do Pantanal, com o apoio dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia, cujo eixo temático foi “Psicologia e Mercosul”, uma preocupação com o intercâmbio científico e a integração dos psicólogos dos países latino-americanos. O Curso de Psicologia, com o reconhecimento da habilitação de Formação de Psicólogo tomou um impulso maior, cresceu, desenvolveu e fortaleceu-se e, como consequência, a clientela acadêmica tornou-se mais estável.
O reconhecimento do Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo colaborou para o seu fortalecimento e, como consequência, aumentou a demanda da clientela acadêmica. A demanda da comunidade veio ampliar os serviços psicológicos, sendo então necessário aumentar o espaço físico da Clínica-Escola para instalações mais apropriadas e, em 1985, foi inaugurado o Núcleo de Psicologia, como órgão suplementar da UFMS, ligado à então Pró-reitoria de Extensão e Serviços Comunitários (PRESC). Em 1988, foi inaugurado um bloco especificamente construído para o Núcleo de Psicologia, por intermédio do Projeto FAS (Fundo de Assistência Social).
Além da Clínica-Escola, o Curso de Psicologia conta com as instalações do Laboratório de Psicologia, que vem sendo remodelado ao longo dos anos, porém, não de forma satisfatória no atendimento aos acadêmicos, entretanto, é o local onde são desenvolvidas as disciplinas básicas do currículo.
Em 1993, passou a funcionar no CEUC o Centro de Referência e Estudos da Infância e Adolescência (CREIA), um projeto interdepartamental com a temática “A infância e a adolescência em situação de risco”, realizado por meio de convênio com o Centro Brasileiro da Infância e Adolescência (CBIA). Neste projeto foram envolvidos docentes do Departamento de Educação (DED), docentes do Departamento de Psicologia (DPS) e acadêmicos do CEUC. O CREIA que tem um espaço próprio para o seu funcionamento, é um importante centro de pesquisas, com acervo e publicação própria.
O Curso de Psicologia/CEUC ofertou até 1995, as duas habilitações: Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo. Nos últimos cinco anos da década de 90, com a reformulação do 2º grau pelo sistema estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, foi criado o Curso de Formação de Magistério (CEFAM) e com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 – LDB), houve uma retração do mercado de trabalho com o seu fechamento.
Em razão desses fatos e após estudos junto à comunidade universitária, decidiu-se suspender temporariamente as vagas do concurso vestibular para a habilitação de Licenciatura Plena. Desde 1991, o número de vagas anuais passou de 20 para 35, sendo regularmente preenchidas. Vale destacar que até o ano de 2000, o Curso de Psicologia/CEUC era o único de caráter público neste estado e, por isso, a sua clientela acadêmica era bastante diversificada, pois, mais da metade do seu alunado (54,1%) era proveniente das mais diversas localidades do Brasil e até de outros países. Uma outra característica relevante do nosso corpo discente é que os alunos, em sua maioria (53,1%), provêm de famílias com renda entre um e seis salários mínimos.
O corpo docente do Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo/CPAN tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão com os seus acadêmicos, incentivando-os a ter uma postura científica, atendendo à demanda dos diversos setores da comunidade, facilitando a inserção do futuro profissional em diferentes áreas de atuação e cumprindo, dessa forma, com os seus objetivos e a missão da universidade (ensino, pesquisa e extensão), bem como a sua integração com a comunidade.