Assistência Psicológica aos Acadêmicos

ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA AOS (ÀS) ACADÊMICOS (AS)

 

 

 

  1. Acolhimento Psicológico Breve

 

O que é? Atendimento realizado em curto prazo com a intenção de encaminhar questões que estejam influenciando em seu desenvolvimento. Havendo necessidade de psicoterapia de longo prazo, o(a) acadêmico(a) será encaminhado(a) para profissional de psicologia externo ao campus: estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) local; plano de saúde (caso o/a acadêmico/a possua), ou atendimento social (desconto).

Objetivo: Oferecer suporte psicológico para resolução de questões que estejam influenciando o desenvolvimento educacional do(a) acadêmico(a).

Público-alvo: Estudantes da graduação e pós-graduação da UFMS

Modalidade: Individual

 

  1. Apoio Educacional

 

 

O que é? Apoio oferecido por bolsistas (apoiadoras educacionais) aos acadêmicos com deficiência.

Objetivo: Identificar as necessidades educacionais do (a) acadêmico (a) com deficiência; Facilitar a identificação de necessidade de encaminhamento desse (a) acadêmico (a) para unidades e serviços que possam lhe auxiliar; Colaborar com a comunicação do (a) acadêmico (a) na UFMS; Adequação de material letivo tornando-o acessível por diversos meios; Estreitar a comunicação entre o (a) acadêmico (a) com deficiência e unidades e/ou profissionais da instituição quanto a barreiras físicas, comunicacionais e/ou atitudinais que podem ser superadas.

Público-Alvo: Acadêmicos (as) da UFMS que necessitem de apoio educacional.

Modalidade: Individual/Coletivo

 

  1. Acolhimento psicológico em situação de violência no âmbito institucional

 

 

O que é?  Acolhimento em caso de violências no âmbito institucional (física, psicológica, sexual, assédio, bullying, racismo, etarismo, capacitismo, xenofobia, preconceitos relacionados à identidade de gênero e diversidade sexual, gordofobia, etc.).

Objetivo: Ofertar acolhimento psicológico e orientar sobre possíveis encaminhamentos sobre a situação vivências, conforme legislações institucionais.

Público-Alvo: Comunidade acadêmica.

Modalidade: Individual/Coletiva

 

  1. Orientação para estudos

 

 

O que é?  Orientação voltada para comportamentos acadêmicos como planejamento de estudos, organização do tempo, elaboração de agenda, etc.

Objetivo: Aprender e/ou melhorar habilidades de estudos com foco em potencializar a aprendizagem, lidar com procrastinação e outras dificuldades.

Público-Alvo: Comunidade acadêmica.

Modalidade: Individual/Coletiva

 

 

  1. Oficina “Falar em Público”

 

 

O que é?  Intervenção voltada para promoção das habilidades de apresentação em público.

Objetivo: Melhorar comportamento de se apresentar em público, lidar com ansiedade, planejar apresentação.

Público-Alvo: Comunidade acadêmica.

Modalidade: Coletiva

 

  1. Programa de Promoção de Habilidades Sociais

 

 

O que é?  Atividade treino de habilidades sociais. Utiliza-se o programa Promove-Universitários (Bolsoni-Silva et al., 2020), com até 13 sessões de duração, envolvendo temáticas de Comunicação (Iniciar, manter e encerrar conversações, Fazer e responder perguntas), Afeto (Empatia; Expressar sentimentos positivos, elogiar/receber elogios, Dar e receber feedback positivo, agradecer), Enfrentamento (Lidar com autoridade; Conhecer direitos humanos básicos, cidadania; Negociar, Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo e agressivo, Expressar opiniões de concordância e discordância, ouvir opiniões de concordância e discordância, Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento, Lidar com críticas, fazendo e recebendo críticas, admitir próprios erros, pedir desculpas), Habilidades Acadêmicas (Organizar rotina de estudos e de atividades sociais; Falar em público, Apresentar Seminário) e Relações específicas (Relacionamento amoroso e Relacionamento familiar).

Objetivo: Ampliar repertório de habilidades sociais de estudantes universitários, contribuindo com saúde e desenvolvimento.

Público-Alvo: Comunidade acadêmica.

Modalidade: Coletiva

Mais Informações

Responsável: Psicólogas Roberta de Oliveira Maisatto e Franciele Ariene Lopes Santana.

Como ter acesso: Preencher o formulário de solicitação, apontando o tipo de atendimento pretendido.

Link: https://link.ufms.br/atendimentopsicpan2025

 

 

Contato do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica – SEPAP/CPAN:

Local: Sala do Serviço no Bloco “1” – Ao lado do Restaurante Universitário.

Telefones – Whatsapp e ligação (para fixo): (67) 3234-6850 (Psic. Roberta)

(67) 3234-6804 (Psic. Franciele)

E-mail: sepap.cpan@ufms.br

Horário de Funcionamento: 7h às 11h e 13h às 17h

Instagram: @sepap_ufms