Projeto “Biblioterapia” do PET CPAN encerra atividades referentes a 2025
Projeto “Biblioterapia” do PET CPAN encerra atividades referentes a 2025
Encerraram-se nesta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, as atividades do projeto “Biblioterapia”, idealizado e implementado pelo Grupo PET Conexões – Campus do Pantanal (UFMS/CPAN), sob a coordenação do professor Dr. Ronny M de Moraes, do curso de psicologia. A iniciativa teve como objetivo utilizar a biblioterapia como ferramenta de auxílio terapêutico junto a estudantes do ensino superior público e privado do município de Corumbá-MS, promovendo espaços de acolhimento, escuta e reflexão a partir da leitura.
Desenvolvido ao longo de 2025, o projeto buscou articular literatura, saúde mental e educação, explorando o potencial dos textos literários como mediadores de autoconhecimento e bem-estar emocional. As ações envolveram rodas de leitura, debates temáticos e momentos de partilha de experiências, que contribuíram para o fortalecimento dos vínculos entre os participantes e para a construção de um ambiente universitário mais sensível e solidário.
O “Biblioterapia” contou com a orientação e o acompanhamento das psicólogas Roberta de Oliveira Maisatto e Franciele Ariene Lopes Santana, do Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica – SEPAP/CPAN, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento metodológico e o suporte técnico das atividades realizadas.
A biblioterapia, prática reconhecida por seu valor terapêutico, foi utilizada como ponto de partida para a escuta ativa e o diálogo, permitindo que estudantes expressassem emoções, percepções e vivências cotidianas a partir de textos literários cuidadosamente selecionados.
Segundo as coordenadoras do projeto, “a experiência foi marcada por uma forte adesão dos participantes e pelo impacto positivo observado nas trocas e reflexões promovidas”. O encerramento do projeto representa o fechamento de um ciclo de atividades formativas que reafirmam o compromisso do PET CPAN com a promoção da saúde mental, o incentivo à leitura e o desenvolvimento integral dos estudantes.
