II Encontro de Arqueologia e História Antiga no Pantanal inicia com grande participação e importantes reflexões

Postado por: Luana Cristina da Silva Campos

O II Encontro de Arqueologia e História Antiga no Pantanal teve início nesta quarta-feira com a presença expressiva de representantes da Prefeitura de Corumbá, sociedade civil, comunidades indígenas, além de estudantes da UFMS e do IFMS. Mais de 100 pessoas prestigiaram a abertura do evento, que contou com falas inspiradoras do professor Carlos Del Cairo, de Cartagena das Índias (Colômbia), e da professora Aline Vieira de Carvalho, da Unicamp.

A mesa de abertura destacou a importância do diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos na construção de uma arqueologia comprometida com a memória e a diversidade cultural diante aos efeito das mudanças climáticas. O evento reafirma o papel de Corumbá como um polo estratégico para a reflexão sobre o patrimônio histórico e arqueológico pública.

A programação continua nos próximos dias, com mesas-redondas, comunicações científicas, visitas técnicas e atividades culturais. Convidamos toda a comunidade a participar!

Acesse a programação: https://arqueo.my.canva.site/eahap