Pesquisadores da UFMS Conduzem Projetos Inovadores no Pantanal Sul-Mato-Grossense

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

O Pantanal Sul-Mato-Grossense, está no centro de duas importantes pesquisas científicas coordenadas por professores do Câmpus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os estudos, que abordam questões ambientais e agropecuárias, prometem avanços significativos nas áreas de hidrossedimentologia e mitigação dos impactos climáticos.

Dinâmica Fluvial e Impactos Ambientais no Rio Paraguai

Sob a liderança do Prof. Dr. Aguinaldo Silva, do curso de Geografia, a pesquisa intitulada “Dinâmica hidrossedimentológica e mudanças ambientais no rio Paraguai no Pantanal Sul-Mato-Grossense” tem como principal objetivo levantar dados quantitativos e qualitativos sobre as características físicas do canal do rio Paraguai e o transporte de sedimentos. A coleta de dados sobre o transporte de sedimentos de fundo e suspensos visa melhorar o conhecimento sobre a hidrodinâmica do sistema fluvial e fornecer informações técnicas valiosas, especialmente diante de eventos climáticos extremos.

Segundo o professor Aguinaldo Silva, o estudo não apenas contribuirá para o avanço da compreensão científica da dinâmica do rio Paraguai, mas também gerará impactos práticos que afetarão diretamente as populações tradicionais que dependem desse ecossistema. O projeto contará com a colaboração de pesquisadores da UFMS e de outras instituições brasileiras, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Além disso, instituições internacionais, como a Universidade de Kentucky, a Western Kentucky University e a Universidade de Minnesota, ambas dos Estados Unidos, também estão envolvidas no estudo.

O investimento de R$ 189.370,00, destinado à aquisição de equipamentos e ao custeio de materiais para o desenvolvimento do projeto, também ajudará a estruturar o Laboratório de Estudos Socioambientais da UFMS, potencializando a capacidade da universidade para pesquisas futuras.

Mitigação dos Efeitos da Seca e Retenção de Carbono nas Pastagens do Pantanal

Paralelamente, a Profª Drª Marivaine da Silva Brasil, do curso de Biologia, coordena o projeto de pesquisa “Mitigação dos efeitos da seca e aumento do aprisionamento de carbono em pastagens do Pantanal Sul-Mato-Grossense inoculadas com bactérias diazotróficas”. Este projeto, com investimento de R$ 188.000,00, busca explorar o uso de bactérias do gênero Azospirillum, conhecidas por sua tolerância à seca e altas temperaturas, para melhorar a retenção de carbono no solo e promover o crescimento de gramíneas forrageiras em áreas de baixa fertilidade no Pantanal.

O estudo envolve a caracterização dessas bactérias e sua aplicação em espécies de gramíneas típicas da região, como Mesosetum chaseae, Paspalum oteroi, Paspalum plicatulum e Urochloa humidicola. A inoculação dessas plantas com bactérias pode trazer benefícios não apenas no aumento da fertilidade do solo, mas também na redução do impacto ambiental da agropecuária, ao contribuir para a retenção de carbono, mitigando os efeitos do aquecimento global.

Com vasta experiência em fixação biológica de nitrogênio (FBN), a professora Marivaine desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado na área, além de manter uma colaboração de longa data com a Embrapa Agrobiologia, referência internacional no campo de FBN.