Inauguração de Novos Espaços no Câmpus do Pantanal

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Nesta segunda-feira, 9, foi a vez do Câmpus do Pantanal (CPan) receber o reitor Marcelo Turine para a inauguração de espaços que beneficiam a comunidade universitária. Entre as entregas realizadas estão a Academia Escola de Ginástica e as revitalizações do bloco 1 e do anfiteatro Salomão Baruki.

O reitor Marcelo Turine celebrou o encerramento da sua gestão com a entrega de uma Universidade cada vez melhor. “Os nossos câmpus são exemplos de que a interiorização funciona, porque têm um time de professores e de técnicos de excelência e aumentamos o número de estudantes. Sem aumentar os recursos financeiros da Universidade, nós aumentamos a inclusão e isso é fruto do nosso trabalho”, destacou.

O diretor do CPan, Aguinaldo Silva, explicou que a revitalização do anfiteatro Salomão Baruki envolveu a impermeabilização das paredes; implantação de corrimões, rampas e sinalização de acessibilidade; além da pavimentação das calçadas e dos entornos. As melhorias foram realizadas por meio de uma parceria entre a UFMS e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que possibilita a ocupação de mão de obra prisional. Já a pintura interna e externa foi conquistada por meio de parceria com a Marinha do Brasil.

O coordenador administrativo do CPan, Denilson Almeida dos Santos, agradeceu aos servidores pelo trabalho em equipe para a entrega do anfiteatro revitalizado. “Mesmo com as dificuldades apresentadas, a gente conseguiu entregar [essas melhorias]. Do que era em 2016 para o que a gente tem hoje, é outra Unidade, é outro Câmpus, totalmente diferente. […] A gente busca sempre o melhor para o Câmpus e busca o melhor para a própria Universidade”, disse.

A antiga Academia ao Ar Livre do CPan deu lugar para a Academia Escola de Ginástica, uma entrega que amplia os espaços voltados para as aulas práticas do Curso de Educação Física e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

O coordenador do Curso de Educação Física, Rogério Zaim de Melo, enfatizou a importância da Universidade possuir espaços esportivos que beneficiem as comunidades interna e externa. “O jardim da nossa casa está lá, a frente da nossa casa está lá. É a nossa escolha ser um quintal arrumado, que produz flores, que tenha frutos, que tenha uma boa sombra ou ser um quintal bagunçado. A gente está trabalhando para que esse quintal seja sempre o melhor possível”.

A professora do Curso de Educação Física do CPan, Silvia Beatriz Serra Baruki, agradeceu o apoio da gestão para a conquista de novos equipamentos. “Esses aparelhos foram ótimos para a gente. […] Eu tenho projetos de extensão e de pesquisa e já comecei a trabalhar aqui com os meus estudantes. Deu um movimento muito legal na Universidade. A gente coloca música, a noite fica iluminado e temos participando professores, servidores, comunidade externa e bastante estudantes bolsistas e voluntários trabalhando. Agradeço muito em nome do Curso por mais dessa conquista, que seja um espaço realmente para promover saúde e atividade física para a comunidade universitária”.

Também estiverem presentes os pró-reitores de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo; e de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.

Texto: Thalia Zortéa, com informações de Vitória Braga

Fotos: Vitória Braga, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica