Balanço de 2023 projeto “Conhecendo a Cultura Material e Documentação”

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

Desde seu início em 03 de abril de 2023, o projeto “Conhecendo a Cultura Material e Documentaçãocoordenado pela prof. Dr. Luana Campos e prof. Dr. Felipe D’Artagnan Maropo, ambos do curso de História do CPAN/UFMS, obteve a visita de um público diversificado.

Recebemos visitas de estudantes da educação básica das escolas Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, Colégio particular Salesiano de Santa Tereza, Escola particular Adventista, ede outras instituições como o Centro de estudar Acaia Sagarana do estado de São Paulo, do curso de pedagogia da UFMS e do grupo CAPS II- Centro de atenção psicossocial José Fragelli.

Ademais o projeto apresentou um curso de extensão com os professores da escola municipal, no qual foram realizadas atividades de documentação, arte rupestre, identificação de ossos e a simulação de uma escavação arqueológica. Todo esse público totalizou 254 participantes, com um total de 11 visitas, abrangendo 4 escolas, 3 instituições e 30 professores de escolas municipais, além dos 5 alunos do curso de história que são partes do projeto e têm contribuído com as visitas através do monitoramento e coordenação de algumas atividades.

No projeto é possível realizar um circuito de atividades: visita a sala de exposição do Laboratório de Arqueologia do Pantanal e ao “Núcleo de Documentação Histórica e Estudos Regionais”, apresentações de filmes e/ou exposições de histórias que visam a reflexão dos alunos sobre a importância da Cultura Material e da preservação da memória, e por fim as atividades de resolução de questionários sobre o reconhecimento de ossos da fauna do pantanal e de criação de cerâmica artesanal usando argila.

Em meado de 2023 o projeto também recebeu o apoio da Cerâmica Bella com o patrocínio da argila utilizada pelos visitantes. O apoio permite que os visitantes possam levar o resultado da prática como uma recordação.

Foi encaminhado um Formulário de Avaliação aos visitantes, contudo, apenas 30 alunos responderam. Desses a maioria está entre o 1º ano do ensino médio e 8ª série (Fig. 01). A grande maioria se declara do gênero feminino (Fig. 02) e todos consideram a visita ótima (Fig. 03).

figura 1

figura 2