O Projeto Conhecendo a Cultura Material e Documentação

Postado por: VITÓRIA BATISTA BRAGA

O projeto “Conhecendo a Cultura Material e Documentação”, que visa aproximar os estudantes da história e da arqueologia do Pantanal, ganhou um novo apoio, a Cerâmica Vista Bella. A empresa corumbaense passou a fornecer argila para as oficinas de confecção de cerâmicas que fazem parte do circuito de atividades do projeto.

Desde o início de 2023, o projeto já recebeu mais de 200 alunos de 06 escolas, na unidade III, do Campus Pantanal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Sala de Exposição do Laboratório em Arqueologia do Pantanal, a Sala do Núcleo de Documentação Histórica e Regional, além de assistir a palestras sobre a cultura material e a pesquisa histórica, reconhecer espécies de animais do Pantanal e aprender técnicas de elaboração cerâmica indígena.

De acordo com o relatório de avaliação dos alunos, a oficina de cerâmica é uma das etapas mais divertidas e educativas do projeto. Com a argila fornecida pela Cerâmica Vista Bella, os participantes podem desenvolver suas habilidades manuais, sua criatividade e seu conhecimento sobre a arte e a cultura pantaneira.

Se você também quer fazer parte dessa experiência, entre em contato com o projeto pelo telefone 3234 – 6224 ou pelo e-mail Mayara.torres@ufms.br e agende sua visita.