O LAPAN recebe a visita do Iphan

Postado por: secdir cpan

No último dia 20 de setembro, o Laboratório de Arqueologia do Pantanal – LAPAN/CPAN/UFMS teve a honra de receber a visita de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes o superintendente do Iphan/MS, João Henrique dos Santos, a chefe do escritório técnico do Iphan em Corumbá, Adriana Ferreira da Silva e a chefe da Divisão Técnica do Iphan/MS, Silvia Cedron.
O objetivo da visita foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo LAPAN, que é um laboratório vinculado ao curso de História do Campus do Pantanal da UFMS. O LAPAN é responsável por pesquisar, documentar e divulgar o patrimônio arqueológico e histórico-cultural do Pantanal e regiões adjacentes.
Durante a visita, os representantes do Iphan puderam apreciar a Sala de Exposição do LAPAN, que conta com uma mostra de objetos que representam a cultura material dos povos que ocuparam o Pantanal ao longo da história. A exposição é aberta ao público e tem como finalidade promover a educação patrimonial e o conhecimento sobre a diversidade cultural da região.
Em seguida, os visitantes conheceram a sala para onde se deslocará a reserva técnica do LAPAN, que fica dentro da sala do Núcleo de Documentação Histórica e Estudos Regionais (NDHER). Nesse espaço, serão guardadas as peças que compõem o acervo arqueológico e histórico do laboratório, que são provenientes de escavações, prospecções, doações e resgates. A reserva técnica é equipada com armários, estantes, caixas e materiais adequados para a conservação preventiva das peças.
Por fim, os representantes do Iphan visitaram a sala do LAPAN, onde foram apresentadas algumas atividades de extensão realizadas pelo laboratório, como oficinas, palestras, cursos e exposições itinerantes. Também foram mostradas algumas funções do espaço, como o laboratório de análise de material cerâmico, o laboratório de limpeza e triagem de material arqueológico.
A visita foi muito produtiva e possibilitou uma troca de experiências entre o LAPAN e o Iphan. Além disso, foram discutidos projetos futuros e parcerias para a valorização e preservação do patrimônio cultural do Pantanal. O LAPAN agradece a visita e espera estreitar cada vez mais os laços com o Iphan.