Cartilha sobre o Banho de São João de Corumbá é lançada!

Postado por: Anderson Luís

Está semana será lançada a cartilha “Corumbá e o Banho de São João: História e Cultura”, elaborada por Douglas Vox, Guilherme Cunha e Leonardo Cuellar, todos, pesquisadores do Núcleo de Estudos de Inovações Sociais da Fronteira (Neisf).
Essa cartilha surge diante de uma constatação: apesar da sua grandiosidade e de o banho de São João de Corumbá ter se tornado Patrimônio Histórico Imaterial, ao indagar alunos e alunas do ensino fundamental e médio sobre o conhecimento dessa manifestação cultural, verificou-se que eles e elas desconhecem a história, não sabem por que isso ocorre anualmente, enxergam o período apenas como festa ou, de acordo com alguns relatos, se quer gostam dessa manifestação. Isso tudo é preocupante, afinal, para salvaguardar o São João enquanto patrimônio e até explorá-lo através do turismo, temos, como condição obrigatória, que manter acesa sua tradição – fortalecer o seu conhecimento e a sua identidade no território – e isso demanda o seu ensino na escola, para além dos momentos já bem trabalhados do festejo, tais como organizar um arraial de São João, prática comum nas escolas corumbaense.
Dessa constatação, o incômodo surgiu quando se verificou a inexistência de materiais didáticos para trabalhar o São João de Corumbá em sala de aula, tendo apenas algumas cartilhas com foco em potencializar o turismo e alguns artigos científicos e dissertações que não possuem uma linguagem de fácil aplicação para ser trabalhado em sala de aula.
Assim, essa cartilha surge para ser trabalhada em sala de aula e até como ferramenta para o turismo. O lançamento ocorrerá durante a Semana Primavera dos Museus.
Quando: 19 de outubro de 2023
Local: Instituto Homem Pantaneiro ( Ladeira José Bonifácio, 171)

Cartilha – Download

O-Banho-de-Sao-Joao-cartilha