Acadêmicos de Sistemas de Informação estudam modelo de qualidade de software brasileiro

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

Acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação desenvolveram atividade de pesquisa e seminário sobre modelo de qualidade de software nas dependências do SEBRAE através da parceria entre UFMS e Sebrae. A atividade iniciou dia 17 e vai continuar dia 24.

O foco da atividade é o modelo MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro http://softex.br/mpsbr/), um modelo de referência de qualidade de software desenvolvido no Brasil.

Esse modelo tem como objetivo principal melhorar os processos de desenvolvimento de software nas organizações brasileiras.

Conhecer o MPS.Br é importante para Startups e profissionais da área de TI pois:
– visa promover a melhoria contínua dos processos de software, o que resulta em produtos finais de melhor qualidade.
– busca fomentar a competitividade da indústria brasileira de software, promovendo a adoção de boas práticas e padrões internacionais de qualidade. Isso é fundamental em um mercado cada vez mais globalizado.
– traz uma série de benefícios para as organizações que o adotam. Ele fornece uma estrutura clara e sistemática para a melhoria de processos, com um conjunto de práticas e critérios que podem ser seguidos e medidos. Isso permite às empresas identificar suas deficiências, implementar ações corretivas e mensurar os resultados obtidos ao longo do tempo.
– a adoção do modelo MPS.Br pode levar à obtenção de certificações reconhecidas internacionalmente, o que proporciona maior credibilidade no mercado.

A presente atividade busca estudar e compreender o modelo através do estudo e preparação de seminários sobre os níveis F e G do modelo. Ela está sendo desenvolvida sob a supervisão do professor Dr Rogério Guths.