Pesquisadores do Câmpus do Pantanal/UFMS aprovam projetos no Edital Universal da Fundect

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) lançou a Chamada Fundect Nº 31/2021 – Universal 2021 desafios para o Desenvolvimento Sustentável em Mato Grosso do Sul. O objetivo dessa chamada é apoiar projetos de pesquisa e inovação que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atingir as metas da Agenda 2020 do Estado. Foram aprovados 68 projetos de pesquisa e desse total, 2 projetos aprovados serão desenvolvidos no Câmpus do Pantanal.

O projeto Dinâmica hidrossedimentar e mudanças ambientais no Pantanal Sul-Matogrossense coordenado pelo Prof. Dr. Aguinaldo Silva do Curso de Geografia/CPAN foi aprovado na Faixa C (Grupos Consolidados) e foi contemplado com o valor de R$404.240,00 destinado para custeio e capital. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Estudos Socioambientais e tem parceria com pesquisadores da UFMT, UEMS, PMSC/SC, UNIOESTE, UNESP/RC, UNICAMP, UNIFESP, EMBRAPA e Universidade de Kentucky (EUA).

O objetivo da pesquisa é estudar as mudanças ambientais no Pantanal ao longo do período Quaternário através da recuperação de testemunhos sedimentares e a dinâmica fluvial dos principais rios do Pantanal.

De acordo com o Prof. Dr. Aguinaldo Silva, coordenador da pesquisa, o apoio financeiro vai permitir avançar nas pesquisas que vem sendo desenvolvidas no Pantanal relacionadas as mudanças ambientais e também fomentar outras pesquisas de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação onde atua como orientador.

O segundo projeto aprovado foi Ecossistema de Inovação Social (EIS): uma análise da mobilização da sociedade civil diante das desigualdades socioambientais na fronteira Brasil-Bolívia coordenado pelo Prof. Dr Anderson Luís do Curso de Administração foi aprovado na Faixa A (Grupos Iniciantes) e foi contemplado com o valor de R$36.995,00. O projeto será executado via Núcleo de Estudos em Inovações Socais da Fronteira (NEISF-UFMS) com a professora Dra. Vivian da Veiga e o professor Dr. Douglas Voks. Tem parceria com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O objetivo é identificar, mapear e apresentar o Ecossistema de Inovação Social da zona fronteiriça Brasil Bolívia, especificamente nas cidades de Corumbá e Ladário (Brasil), Puerto Suárez e Puerto Quijarro (Bolívia), para compreender como ocorre a inovação social, o uso/difusão de tecnologia social a partir do enfrentamento das desigualdades socioambientais e a incidência e os limites na governança nas arenas públicas da região.

Segundo o coordenador da proposta, professor Dr. Anderson Luís, este apoio financeiro e institucional da Fundect será de grande valia para potencializar a pesquisa, que começou em 2019 e, até o momento, já identificou 260 possíveis iniciativas de inovação social na região.

De acordo com a Profª Drª Maria Lígia Rodrigues Macedo (Pró-Reitora de Pesquisa da UFMS):

“A aprovação desses projetos pelo Campus do Pantanal/UFMS nos deixa muito felizes, pois essas aprovações são o espelho que retrata o desenvolvimento, crescimento e amadurecimento das equipes de pesquisadores do CPAN. Todos os resultados obtidos por nossos pesquisadores irão impactar diretamente/indiretamente na vida acadêmica dos nossos estudantes, servidores e comunidade não só de Corumbá, mas de todo um país, e porque não dizer fora do Brasil.”

Aproveito o momento para externar os parabéns aos nossos Programas de Pós-graduação não somente pelo sucesso alcançado na avaliação quadrienal da CAPES, mas pela dedicação e compromisso com a formação de pessoas e com o desenvolvimento cientifico desse país. Deixo minha gratidão e um abraço a todos!