Totem Digital – UFMS/CPAN

Postado por: JOÃO MARCOS DA LUZ CAPISTRANO

Para auxiliar estudantes, servidores e visitantes, um totem digital “Sou UFMS” para acesso a informações da Universidade foi instalado na Unidade I.  Pensando na experiência dos usuários, a utilização é simples e intuitiva, basta apenas tocar nos tópicos e navegar. Nele é possível visualizar informações acerca de todos os campus da UFMS, notícias, eventos, etc.

Os totens digitais são parte do processo de transformação digital da instituição, que usa a tecnologia para garantir transparência, agilidade e informação à comunidade universitária e sociedade em geral. Segundo o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, a ideia para os pontos de acesso surgiu em 2019, na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em que a Universidade recebeu muitos visitantes. Além disso, a implementação foi facilitada após os monitores serem doados à Universidade.

A digitalização de informações como as disponíveis nos totens contribui na redução da produção de papel e de materiais descartáveis, em consonância com o programa UFMS Sustentável. Além disso, conforme aponta o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, sustentabilidade não se restringe apenas à temática ambiental, mas também às áreas social e econômica.