Consulta Pública sobre temas de sustentabilidade – UFMS

Postado por: secdir cpan

Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados, bem como as pessoas externas à UFMS podem participar da consulta pública sobre temas relacionados à sustentabilidade. Serão aceitas respostas até 13 de dezembro.

O objetivo da consulta pública é avaliar a percepção da sociedade e das pessoas que formam a comunidade universitária sobre a importância de temas sobre sustentabilidade. A ação faz parte da jornada de excelência MS Competitivo, um programa prático de educação e melhoria da gestão para aumento da competitividade e sustentabilidade, da qual a UFMS participa.

Uma comissão foi constituída exclusivamente para trabalhar as questões que envolvem a gestão socioambiental da Universidade e uma das tarefas do grupo é a consulta pública. “Dentro desta jornada ficou constatada a importância de desenvolver a temática socioambiental na UFMS, tanto para a comunidade acadêmica como também para a comunidade externa, a sociedade em geral. A universidade promove diversas ações socioambientais, então é importante ouvirmos as partes interessadas – os stakeholders – para direcionar a gestão sustentável da UFMS”, afirma o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves.

O formulário da consulta está disponível em link.ufms.br/sustentabilidade_ufms. São quatro eixos temáticos: Campus Sustentável; Governança e Transparência; Envolvimento e Desenvolvimento da Sociedade; e Práticas de Trabalho. Todos são subdivididos em 16 temas no total, como, por exemplo, eficiência energética e mudanças climáticas, biodiversidades, cultura, ações afirmativas e de inclusão, entre outros. Os participantes poderão escolher, em uma escala de 0 a 5, o quanto cada um dos temas propostos são importantes de acordo com sua opinião.

Segundo Leonardo, as informações coletadas servirão de base para a atualização da Política de Sustentabilidade da UFMS. “O atual documento é de 2019 e já necessita de atualização, e os dados provenientes da consulta também servirão para a construção do novo Plano de Logística Sustentável, para o triênio 2022-2024”, explica.

Para mais informações sobre as iniciativas sustentáveis realizadas na Universidade, acesse dides.ufms.br.

Texto: Letícia Bueno
Matéria publicada originalmente no site da UFMS em 07/12/2021