28 pesquisadores da UFMS são contemplados com Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

O resultado preliminar da Chamada Nº 9/2020 inclui 28 pesquisadores da UFMS, que receberão bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No total 83 projetos foram aprovados, mas 55 ficaram fora do limite orçamentário. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2021.

Foram objetivos da chamada:

1. valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento;
  2. incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade;
  3. selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

A Bolsa de Produtividade em Pesquisa existe desde 1976 e é concedida em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2. As bolsas de produtividade são as de maior nível do CNPq, contemplando pesquisadores com liderança na área de atuação e relevante produção científica.

Entre os contemplados estão o pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Três Lagoas, José Cândido Stevaux (1A), e as pesquisadoras Aparecida Negri Isquerdo (1C), do Programa de Estudos de Linguagem; Maria Ligia Rodrigues Macedo (1C), do Programa de Bioquímica e Biologia Molecular, e Fabiany de Cássia Tavares Silva  (1D), do Programa de Educação, todas da Cidade Universitária, em Campo Grande.

Já no nível 2, foram contemplados 24 pesquisadores da Universidade:

1. Adilson Beatriz
  22. Valdir Souza Ferreira
  23. Valter Aragão do Nascimento
  24. Vitor Matheus Bacani

Antes dessa nova seleção, 69 pesquisadores da UFMS já recebiam a bolsa de Produtividade em Pesquisa, e a lista dos bolsistas vigentes pode ser conferida aqui.

Confira a íntegra do Resultado Preliminar

Texto: Rose Pinheiro