Ampliado prazo de inscrição para professor e tutor em novo curso superior

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

As inscrições para atuação como Professor Formador ou Tutor Presencial no curso de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar da UFMS vão até 13 de dezembro. Os interessados devem acessar o Sigproj e anexar os documentos indicados nos editais específicos para cada oportunidade, disponíveis neste link, no site da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead).

Para se candidatar a uma das seis vagas para Professor Formador é preciso ser docente efetivo da Universidade; residir em Campo Grande; ter experiência mínima de um ano no magistério do Ensino Superior e experiência docente comprovada na área de conhecimento da disciplina. É necessário ainda ter disponibilidade para viagens aos polos de apoio presencial aos finais de semana; participar de reuniões e capacitações promovidas pela coordenação do curso e ter ministrado ao menos uma disciplina ou módulo a distância em cursos de graduação ou especialização. É exigida também formação específica para cada uma das vagas.

As oito oportunidades de atuação como Tutor Presencial, estão distribuídas em Campo Grande (4), Três Lagoas, Ponta Porã, Miranda e Corumbá. Para participar da seleção é necessário residir no município da vaga; ser licenciado em qualquer área ou bacharelado em Nutrição; ter experiência de no mínimo seis meses em educação a distância, na função de tutor e/ou professor tutor e/ou professor formador; possuir experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior; ter disponibilidade de horário de 20 horas semanais; habilidade no uso de computadores e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet.

O Secretário Especial da Sead, Hércules Sandim explicou que os tutores costumam acompanhar os estudantes diretamente no polo de apoio de cada município, porém, em razão da pandemia da Covid-19, as atividades poderão ser realizadas de modo remoto em atendimento às determinações das autoridades sanitárias das cidades onde o curso será ofertado.

Os candidatos selecionados para ambos os cargos receberão bolsa mensal paga pela Capes. Para Tutor Presencial, o valor será de R$ 765,00. Para Professor Formador, serão concedidas bolsas de R$ 1.300,00, para professores com experiência de três anos no magistério superior e R$1.100,00 para candidatos com um ano de experiência no magistério superior.

A previsão de início das atividades é fevereiro de 2021. Todas as informações sobre a seleção para Professor Formador e Tutor Presencial podem ser obtidas nos editais específicos disponíveis neste link, no site da Sead. Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas ao e-mail selecao.sead@ufms.br.

Texto:  Thayná Oliveira /Ariane Comineti