Nova campanha institucional promove a integridade

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A Universidade está sempre buscando maneiras de aprimorar o convívio entre os membros da comunidade acadêmica e informá-los sobre valores importantes que, se seguidos, transformam o cotidiano para melhor.

Este é o intuito da nova campanha institucional de integridade lançada esse mês. Serão textos, cartazes e artes gráficas sobre tópicos diversos, com o objetivo de estimular a adoção de boas práticas e comportamentos éticos e íntegros no âmbito da UFMS.

Este ano, novembro é marcado pelas eleições municipais e este é o tema abordado nas primeiras peças da campanha, que alertam sobre atos que os servidores e estudantes não podem cometer. “Cabe observar que a legislação eleitoral dispõe de diversas condutas vedadas que são capituladas como crime, por violarem a isonomia, a moralidade e a legitimidade das eleições”, ressalta Kleber Watanabe Cunha Martins, corregedor da UFMS.

A ideia é que a comunidade acadêmica seja relembrada de ter atenção e cuidado durante este período. “Os agentes públicos devem ter cautela para que seus atos não venham configurar o uso da administração pública em favor de candidatos, assegurando assim a igualdade de condições na disputa eleitoral”, explica o corregedor. Futuramente serão tratados temas como condutas proibidas no trabalho remoto e nas mídias sociais, assédio moral e sexual, transparência, entre outros.

Sob o lema #UFMS+Ética, a campanha está prevista no Programa de Integridade da UFMS, que incentiva a implantação de medidas e ações destinadas à prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de desvios éticos, ilicitudes administrativas e atos de fraude e corrupção. Segundo Kleber, estes arranjos institucionais visam fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal: entregar os resultados esperados pela população de forma adequada, imparcial e eficiente.

Todas as ações como esta, que promovem valores considerados essenciais aos olhos da gestão estão alocados sob o guarda-chuva de atividades da Eu Respeito, maior campanha institucional da UFMS que dissemina valores éticos e morais para uma convivência saudável nas dependências da Universidade. Esta também é uma parceria com a campanha Integridade Pública no Governo Federal, promovida pela Controladoria Geral da União (CGU).

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno