Docentes e técnicos administrativos cursarão especialização com bolsa

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras da UFMS terá 21 participantes que irão cursar a pós com bolsa. Os docentes e técnicos administrativos da Universidade foram aprovados no edital Qualifica UFMS 2020.2, voltado à qualificação dos servidores alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Política de Gestão de Pessoas da Universidade.

A lista com os selecionados pode ser acessada neste link, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). “Com o aumento das políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva e, consequentemente a inclusão de pessoas público-alvo da Educação Especial, principalmente surdos, na Universidade, há a necessidade de termos servidores capacitados para auxiliá-los ou para tirarem as dúvidas da comunidade surda quanto ao ingresso na UFMS”, apontou a coordenadora do curso Fernanda Malinosky.

A técnica em Assuntos Educacionais que atua na Faculdade de Educação (Faed), Samanta Felisberto Teixeira concorda. “Acho de extrema relevância que a UFMS tenha servidores e servidoras qualificados nessa área, uma vez que tem recebido cada vez mais pessoas com deficiência. É interessante também que a Universidade dê continuidade a essa oportunidade, para que mais pessoas possam entender um pouco mais da Educação Inclusiva e possam atuar dentro de cada segmento propiciando um atendimento qualificado”, disse.

Samanta é uma das contempladas com a bolsa e contou que decidiu participar da seleção porque, além de a Faed ter um setor específico de Libras, há atualmente três docentes surdos com os quais ela tem contato direto no dia a dia. “Temos o apoio da Faed, mas acho importante também conseguirmos nos comunicar bem com todas as pessoas e com o curso espero conseguir melhorar isso. Acredito que será muito útil”, afirmou.

As bolsas serão destinadas à isenção das mensalidades da especialização e as matrículas devem ser realizadas entre hoje, 15, e 17 de outubro. O início das aulas para os selecionados no edital Qualifica UFMS 2020.2 está previsto para 19 de outubro.

Texto: Ariane Comineti