Influência da internet nos hábitos de leitura infantil

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Um estudo realizado pela acadêmica de Letras Português/Inglê Emilia Souza Arrua traz questionamentos sobre como a internet influencia nós hábitos de leitura daqueles que pertencem ao grupo infanto juvenil.

Tendo como tema “A massificação da literatura infantil concomitante aos avanços das mídias digitais, avanços e retrocessos”, a pesquisa foi realizada a partir de estudos e entrevistas com alunos do 6° ano do ensino fundamental. Para compreender, sob diferentes óticas, foram escolhidas duas escolas, uma delas da rede pública e outra da rede privada.

A pesquisa teve como objetivo entender como a literatura tem sido compreendida, e os resultados segundo Emília, mostram que os leitores da rede pública leem mais os clássicos literários, enquanto na rede privada, em razão do maior acesso à internet e às mais variadas mídias digitais, os leitores leem textos mais distantes do cânone escolar.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui.

Texto e imagem: Elissandra Cristina Ramalho  – Estagiária da Agecom no Cpan