Universidade incentiva práticas corporais de forma remota

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A partir desta semana, o Programa Segundo Tempo Universitário vai disponibilizar videoaulas de dois a cinco minutos para incentivar práticas corporais de forma remota. “Este é um programa desenvolvido pela UFMS com financiamento do governo federal. Devido à pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas em março. A partir da autorização do Ministério da Cidadania, decidimos oferecer as aulas de forma gratuita e livre a toda comunidade”, explica o coordenador de Cultura e Esporte (CCE), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Junior Vagner Pereira da Silva.

Serão incentivadas seis práticas corporais: rodas cantadas, jogos, alongamentos, exercícios resistidos, dança e expressão corporal, ginástica e conscientização corporal. “Os primeiros vídeos já estão disponíveis no canal da TV UFMS no Youtube e na página da TV UFMS no Facebook”, fala Junior. De acordo com o coordenador da CCE, as aulas são planejadas, discutidas com a orientação e acompanhamento da equipe de professores de Educação Física da coordenadoria e, posteriormente, produzidos com o apoio da equipe da Agência de Comunicação Social e Científica.

“A continuidade do programa é de grande relevância. Estamos passando por momentos difíceis e as video-aulas podem contribuir com a promoção da saúde dos estudantes e de todos que se interessarem. Neste período de isolamento social, além de possibilitarem mais gasto energético, corroboram também com maior ludicidade e interação familiar”, acrescenta Junior. O Programa Segundo Tempo Universitário é destinado prioritariamente aos estudantes da UFMS, mas houve a opção em deixar o acesso livre a todos. “Os vídeos serão publicados seis vezes por semana. Todas segundas e quartas-feiras, por exemplo, serão publicados vídeos de rodas cantadas e exercícios resistidos. Nas terças e sextas-feiras, de jogos e brincadeiras e dança a expressão corporal. E, todas as quintas-feiras e sábados, serão disponibilizados vídeos de alongamentos e ginástica e conscientização corporal”, enfatiza o coordenador da CCE e do programa.

Confira abaixo uma das videoaulas já disponíveis na playlist do canal da TV UFMS no Youtube. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cce.proece@ufms.br

Texto: Vanessa Amin