Evento de Inovação cria Empreendimentos Tecnológicos em Corumbá

Postado por: Adilson Momce

No ultimo final de semana, entre os dias 02 e 04 de agosto de 2019, na sede da Associação comercial e industrial de Corumbá (ACIC) a StartupMS (Associação de Startups do MS), em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN), realizaram o evento “Startup-se Corumbá”. Nesse importante evento de inovação, a StartupMS foi representada pela Erika Jacob, já UFMS/CPAN foi representada na organização pela Profa. Me. Ana Lucia M. M. Golin, enquanto que a ACIC foi representada por seu presidente e vice-presidente, Lourival Vieira da Costa e André de Arruda Costa. Ressalta-se que o evento contou com a participação de 56 inscritos da região, entre eles: comerciantes, advogados, contadores, administradores, professores, estudantes, profissionais autônomos de TI, funcionários públicos, entre outros.

Nestes três dias foram criados, validados, construídos e desenvolvidos negócios digitais variados, com o auxilio de mentores especializados em Tecnologia da Informação (TI), fundadores de Startups e apoiadores do ecossistema empreendedor no estado. Estes protótipos foram apresentados a uma banca julgadora formada por representantes institucionais, do mercado e do meio acadêmico. As Startups premiadas foram: 1° lugar – Interfree (uma aplicação web voltada a encontrar freelancer para contratação de trabalhos emergenciais em empresas do ramo gastronômico); 2° lugar – Amarelinhas.com (um aplicativo de busca de serviços domésticos vinculado as redes sociais dos usuários); 3° lugar – Eu Indico  (aplicativo de busca de serviços gerais); Honra ao mérito – Topa um téres (aplicativo de vinculo social entre desconhecidos). Os outros projetos construídos, alguns deles conseguindo efetuar venda real pela internet (online), foram o É pra já (aplicativo de entrega de produtos relacionando motoboys e empresas), o Cie (uma aplicação web voltada ao controle de estoque de pequenas empresas do ramo alimentício) e a Rent@ Game (um aplicativo de empréstimo e locação de vídeo games).

Parceiros e patrocinadores se demonstraram felizes com o resultado do Startup-se Corumbá, por ter sido um evento que promoveu a melhoria da comunidade, gerando mais empresas e estimulando o empreendedorismo tecnológico local. São eles: Associação comercial e industrial de Corumbá – ACIC; UFMS/CPAN – Câmpus do Pantanal; Prefeitura Municipal de Corumbá; Hotel Santa Mônica; RM Contabilidade; Farmácia Brasil; Madesul; Mafisa; Restaurante Miguéis; Atacado Fernandes; Sebrae; LivingLab; Inova Unigran e a StartupMS.

*Algumas imagens do evento.