Curso de Extensão – Doença Falciforme na Escola

Postado por: Aryel Cerqueira Alvares
Doença Falciforme na Escola – Edital PROECE/FAPEC No 8, DE 02 DE MARÇO DE 2018.

Objetivo: Capacitar os profissionais que compõem a comunidade escolar (diretores, professores, técnicos administrativos, equipes de apoio) das escolas municipais de ensino fundamental de Corumbá e Ladário com relação ao acolhimento e estratégias de garantia de permanência das crianças e adolescentes com doença falciforme.

Público Alvo: Professores, Coordenadores, Diretores e Técnicos Administrativos que atuam na educação.

Curso de Extensão de 40 horas, dividas em módulos presenciais e material complementar

Duração: de agosto a novembro de 2018.

Período de Inscrições: de 01 a 14 de agosto. Gratuito

Número de Vagas: 40

Critério de aceitação: por ordem de inscrição

Certificado emitido pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Configuração do curso: O curso será composto por cinco (5) módulos presenciais de 4 horas cada e material complementar composto por leitura e videos e visita às escolas que têm crianças com doença falciforme

Modulo 1: 18/08/2018, das 7 às 11h
Apresentação inicial e introdução
Responsável: Claudia Natacha Bassi Dagel – Psicóloga e membro da diretoria da Acodfal – Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme e outras hemoglobinopaias.

Modulo 2: 25/08/2018, das 7 às 11h-
Políitcas Públicas de saúde e educação para pessoas com Doença Falciforme

Módulo 3: 01/09/2018, das 7às 11h
Local: UFMS – prédio 2
Políticas de inclusão na escola
Responsável Professora Rosa Alessandra Rodrigues Correa, atuante no Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil – CMADIJ da Prefeitura Municipal de Corumbá.

Modulo 4: 25/09/2018, das 7às 11h
Aspectos psicológicos da Doença Falciforme
Responsável: Claudia Antonia de Moura, bolsista da Fapec/UFMS, graduanda do curso de Psicologia da UFMS

Modulo 5: 20/10/2018, das 7às 11h
Local: UFMS – prédio 2
Oficina de elaboração de uma cartilha para as escolas municipais de Corumbá e Ladário e encerramento do curso.
Responsável – Professora Rosa Alessandra Rodrigues Correa, Claudia Natacha Bassi Dagel e Claudia Antonia de Moura

Realização: Curso de Psicologia do CPAN/UFMS
Professor responsável: Prof. Dr. Ilidio Roda Neves
Email: ilidiorneves@gmail.com