Programação – II Congresso de educação do CPAN – semana integrada entre graduação e pós- graduação – Tereré pedagógico: Formação inicial e continuada de professores
PROGRAMAÇÃO
QUARTA – 22/11/2017
MANHÃ
Credenciamento
9:00 as 11:00h – (Saguão – Salomão Baruki)
TARDE
Credenciamento
13:00
(Saguão – Salomão Baruki)
Oficinas
14:00 – 17:30
(Unidade I)
NOITE
Apresentação Cultural
GRUPO VOCAL E DE PERCUSSÃO DO SIRIRI
GRUPO DE DANÇA DO SIRIRI
(Escola Cássio de Barros
Coord. Profa. Me. Leidiane Garcia)
18h30 – 19:00h
Cerimonial de Abertura do Evento
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
“A formação de Professores e os cursos de Pedagogia no Brasil”
Profa. Dra. Márcia dos Santos Ferreira (PPGE/IE/UFMT)
Mediador: Prof. Me. Leandro Costa Vieira
19:00 – 21:00
(Local: Auditório Salomão Baruki)
______________________________________________________________________________________________________________________
QUINTA-FEIRA – 23/11/2017
MANHÃ
Projeção do Filme: FAHRENHEIT 451
Debatedores:
Prof. Me. Fabrício Santiago Almeida
Prof. Me. Alexandre Cougo de Cougo
Profa. Dra. Sílvia A. Rodrigues
8:30
(Auditório – Salomão Baruki)
TARDE
Apresentação de Trabalhos em
Rodas de Formação
13:00 – 17:00
(Salas – Unidade I ou II)
NOITE
Apresentação Cultural
RECITANDO DRUMOND
(Coordenação – Profa Dra Lucilene Machado – CPAN/UFMS)
18:30 – 19:00
Mesa de Diálogos
“50 anos do Curso de Pedagogia em Corumbá/MS”
Profa Dra Anamaria Santana da Silva (PPGE/CPAN)
Profa Dra Edelir Salomão Garcia (CPAN/UFMS)
Profa Dra Márcia R. N. Sambugari (PPGE/CPAN/UFMS)
Profa. Me. Maria Auxiliadora N. de Figueiredo Nery (CPAN/UFMS)
Mediadora: Profa. Dra. Hellen J. Marques (CPAN/UFMS)
19:00 – 21:00
(Local: Auditório Salomão Baruki)
______________________________________________________________________________________________________________________
SEXTA-FEIRA – 24/11/2017
TARDE
“As contribuições do Curso de Pedagogia para a formação identitária do professor”
(Auditório Salomão Baruki)
15:00 – 17:30
Convidados
Mestrando – Rennan Andrade dos Santos
Profa Esp. Maria da Penha Cavalcante Boehn da Silva
Profa. Esp. e Mestranda Micheline Medeiros dos Santos Sant`Anna
Profa. Esp. e Mestranda Dalete de Souza Salles Borges
Profa. Msc. Andréa Duarte de Oliveira
(Outros à confirmar)
15:00 – 17:30
NOITE
Apresentação Cultural
PLANOS ACROBÁTICOS
(Escola de Circo – Corumbá, MS)
18:00 – 18:30
Mesa de Diálogos (Encerramento)
“A integração graduação e pós-graduação e a formação do professor”
Profa. Dra. Isaura Mônica Souza Zanardini
(PPGE/UNIOESTE)
Profa. Dra. Jacira H. Pereira Assis
(PPGE/FAED/UFMS)
Mediador: Prof. Dr. Fabiano Antonio dos Santos (CPAN/UFMS)
19:00 – 21:00
(Local: Auditório Salomão Baruki
______________________________________________________________________________________________________________________
OFICINAS
OFICINAS
• Yoga como ferramenta para o desenvolvimento da atenção integral e da concentração
Objetivo: apresentar a filosofia do Yoga e algumas técnicas como os ásanas que estimulam a auto-observação, o pranayama (respiração) e concentração em um ponto para o desenvolvimento da atenção integral.
Ministrante: Profa. Me. Claudia Natacha Bassi Dagel
Número de Vagas: 20
Obs: Recomendações: Vestir roupa confortável (bermuda ou calça que não aperte o abdome) para a prática de exercícios de solo. Não há restrições.
• Diálogo e prática na Educação Musical
O objetivo desta oficina é apresentar experiências de projetos de Educação Musical desenvolvidos na escola municipal de Corumbá, MS. Através do diálogo junto aos participantes propor atividades práticas com diferentes recursos de produção de som.
Ministrante: Profa. Me. Leidiane Garcia
Número de participantes: 20
• Letrar e Alfabetizar: vivências e possibilidades no processo de alfabetização
Conceitos e princípios básicos para o ensino da linguagem na Educação de Jovens e Adultos. Estudo das possibilidades metodológicas para o ensino da leitura e da escrita. Análise de materiais para o trabalho com a linguagem na alfabetização de jovens e adultos.
Ministrantes: Esp. Mirian Bastos de Oliveira da Cruz; Esp. Neide Leones Pereira
Números de Participantes: 25
• Acessibilidade: discurso e práticas educacionais inclusivas
Esta oficina tem como objetivo discorrer sobre o conceito de acessibilidade proposto pela Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 2006 e reconhecida pelo Estado brasileiro com o status de emenda constitucional. A partir desse discurso e demais marcos legais que orientam a política educacional no país, pretende-se oportunizar a discussão sobre algumas práticas pedagógicas que favorecem a participação de todos na escola, mas, especificamente, a inclusão educacional dos alunos diagnosticados com cegueira e surdez. Neste sentido, serão apresentados/manuseados alguns objetos pedagógicos e instrumentos que compõem as Sala de Recursos Multifuncionais tipo I e II por profissionais que atuam diretamente nesses ambientes. Desse modo, espera-se permitir o acesso/reflexão sobre a importância do conceito de acessibilidade no cotidiano das escolas/classes comuns, o contato com instrumentos e objetos pedagógicos que fazem parte das condições de acessibilidade que podem vir a desobstruir uma série de barreiras à inclusão educacional na Educação Básica.
Ministrantes: Prof. Me. em Educação Daniel Mendes da Silva Filho; Profa. Esp. em Libras Thais Xavier Chalega; Prof. Esp. Lucilene Arruda de Souza
Números de Participantes: 25
• Múltiplas linguagens da arte visual na primeira infância
Conceitualização da arte visual. Reflexão e algumas atividades práticas da arte visual na educação infantil. Releitura de algumas obras de Portinari que retratam brincadeiras infantis.
Ministrantes: Profª. Me. Arlei Guedes de Souza Arruda
Acadêmicos de Artes Visuais: Jéssica de Souza Silva e Arleson de Souza Arruda
Números de Participantes: 25
• Circo e Educação
O circo encanta, impressiona, provoca, e emociona e promove educação. Entre dinâmicas e brincadeiras o desafio presente que deve ser superado individualmente e coletivamente, gera coletividade e cooperação, buscando sempre chegar a um equilíbrio entre todos, mesmo que com ações diferentes. Uma educação corporal, coletiva, e transformadora.
Ministrante: Ruliano Cezar Garcia Rafael
Número de Participantes: 25
