Acadêmicos do CPAN têm trabalhos premiados em evento de geotecnologia

Postado por: Luciano Édipo

Dois acadêmicos do câmpus do Pantanal (CPAN/UFMS) apresentaram seus trabalhos de iniciação científica no Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (Geopantanal).

O 6º GeoPantanal, evento organizado em conjunto pelo Instituto de Pesquisa Espacial (INPE), Embrapa Informática Agropecuária, UFMS/Câmpus do Pantanal e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), foi realizado no período de 22 a 26 de outubro 2016 em Cuiabá (MT). O evento, que teve como objetivo a apresentação de trabalhos com geotecnologias aplicadas a estudos sobre o Pantanal Mato-Grossense, contou com a participação de técnicos, pesquisadores, professores universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, de vários estados do Brasil.

Os graduandos desenvolvem suas atividades no Laboratório de Estudos Sócioambientais e têm a supervisão dos professores Aguinaldo Silva e Beatriz Lima de Paula Silva, do curso de Geografia.

Ao final do evento foram premiados os melhores trabalhos nas categorias estudante de graduação, estudante de pós-graduação e profissional. A UFMS-CPAN teve dois trabalhos em nível de graduação premiados:

Uso do sensoriamento remoto na análise de mudanças morfológicas no rio Corrente com autoria do acadêmico Edson Rodrigo dos Santos da Silva e colaboradores e  Interferências do pulso de inundação nas atividades econômicas da Comunidade da Barra do São Lourenço com autoria de Maxwell da Rosa Oliveira e colaboradores.

O primeiro trabalho, desenvolvido por Edson e colaboradores, faz parte de iniciação cientifica, bolsa IC 2015/2016 -UFMS sob a orientação do professor Aguinaldo Silva. A pesquisa faz parte do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq intitulado “Dinâmica Hidrossedimentológica e Processos de Avulsão do Rio Taquari, Pantanal Matogrossense”. (Processo: 447402/2014-5) – Aguinaldo Silva.

Já o segundo trabalho, desenvolvido por Maxwell e colaboradores, é o resultado de iniciação cientifica 2015/-2016 – UFMS, na modalidade voluntária sob a orientação da professora Beatriz Lima de Paula Silva. A pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa do CNPq “Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas Suscetíveis a Inundação no Pantanal no Ciclo das Cheias e as Situações de Risco das Comunidades Ribeirinhas: Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço – Pantanal Sul Matogrossense” ( Processo 448923/2014-9 ) – Beatriz Lima de Paula Silva

Além das premiações dos trabalhos, o evento também seleciona os melhores trabalhos, com todas as modalidades, para serem publicados na Revista Científica – Geografia, com Qualis Capes A2.  O artigo do acadêmico Edson, além de premiado, foi selecionado para compor o volume especial da Revista. Outro trabalho também orientado pelos professores do laboratório foi o artigo “Papel das macrófitas aquáticas na sucessão ecológica em sistemas fluvio-lacustresdo Pantanal: Lago Uberaba” com autoria pós-graduando Edward Lo também sob orientação do professor Aguinaldo, vale destacar que essa pesquisa é resultado da parceria entre a UFMS e a Universidade de Kentucky (EUA)

Informações sobre o evento e publicações podem ser encontradas no sítio: https://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/index.php