Começa amanhã o II ETCPAN – Participe!

Postado por: Ana Monteiro

Começa amanhã, dia 02 de dezembro e segue até o dia 04 de dezembro, o II Encontro de Desenvolvimento Tecnológico e Científico do Câmpus do Pantanal, com minicursos e palestras. A abertura do II ET-CPAN será no dia 02 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas, no Auditório da Unidade III (Porto Geral/Ântiga Alfândega).

Programação | Minicursos: 2 a 4/Dezembro

  • Esteganografia em Imagem: Escondendo mensagens em Imagens
  • AngularJS
  • Blender para Iniciantes

No primeiro dia de evento, acontecerá a Palestra do Prof. Roosevelt Fabiano Moraes da Silva – Sobre Desenvolvimento WEB com JSF e PrimeFaces.

Local: Auditório da Unidade III (Porto Geral/Antiga Alfândega)
Início: 19h
Término: 20h30min previsão

ATRAÇÃO – A grande atração deste ano é a presença do designer brasileiro, Cícero Moraes, que fará uma palestra e um mini-curso sobre Blender 3D. O designer é mundialmente conhecido pelo trabalho de reconstruções faciais famosas, dentre elas a de Santo Antônio de Pádua e de Maria Madalena, esta em 2014, a partir de um crânio localizado no sul da França e que supostamente pertenceu a essa controversa figura bíblica. Cícero é um grande entusiasta de software livre e gratuito e utiliza-os largamente na confecção de seus trabalhos.

unnamed-1-e1448054131946

Cícero diante do crânio de Madre Paulina – a reconstituição da face da Santa é o mais novo trabalho do designer. (foto: divulgação)

O mais recente trabalho do designer e de sua equipe, será a reconstituição tridimensional do rosto de Santa Paulina – a primeira personalidade brasileira canonizada pelo Vaticano, em comemoração aos 150 anos de nascimento da Santa.

A ideia surgiu em agosto, quando o designer Cícero Moraes decidiu voltar-se para a hagiologia brasileira. Pensou primeiro em Frei Galvão – Antônio de Sant’Ana Galvão, o franciscano que viveu entre 1739 e 1822 e cujos restos mortais estão no Mosteiro da Luz, em São Paulo. “Mas o crânio dele, infelizmente, não apresenta condições para esse trabalho, pois está muito deteriorado”, explicou Cícero.

Foi quando o advogado José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, sugeriu Madre Paulina, nascida Amabile Lucia Visintainer (1865-1942), tirolesa que emigrou ao Brasil aos 10 anos, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e, em 2002, reconhecida pelo Vaticano como a primeira santa brasileira. “As irmãs que conheceram Santa Paulina acham que nenhuma imagem conhecida dela corresponde à verdadeira face”, justifica Lira. Há apenas cinco religiosas ainda vivas que conviveram com a santa – todas moram em uma casa religiosa mantida pela ordem em Bragança Paulista, sob cuidados especiais, em virtude da idade avançada.

(Confira a reportagem que saiu no site do jornal Estadão sobre este novo trabalho de Cícero Moraes clicando aqui!)

03/12 – Palestra Cícero Moraes – Ajudando animais e pessoas com o Blender 3D

Local: Auditório da Unidade III (Porto Geral/Antiga Alfândega)
Início: 19h
Término: 20h30min previsão